Lollapalooza terá público sem máscara? Decisão sai na próxima semana

Governo de São Paulo pode flexibilizar o uso de máscaras em locais abertos; local do festival de música enfrenta questionamento

Por

São Paulo — Depois de dois anos de jejum devido à pandemia da covid, a cidade de São Paulo deve voltar a sediar um grande festival de música, no fim deste mês, com a realização do Lollapalooza Brasil, nos dias 25, 26 e 27, no Autódromo de Interlagos, com dezenas de atrações nacionais e internacionais. Na próxima semana, a TimeForFun (SHOW3) deverá saber se o público será obrigado a usar máscara de proteção.

O comitê científico que assessora o governo paulista deve se reunir na próxima terça-feira (8) para discutir o assunto e orientar sobre uma flexibilização ou não do uso de máscaras e quando essa medida entraria em vigor.

No último dia 12 de janeiro, o governador João Dória (PSDB) tinha prorrogado a obrigatoriedade do item de proteção até o próximo dia 31 de março, ou seja, uma data posterior ao do Lollapalooza. Naquela época, a rápida proliferação da variante ômicron, com temor de superlotação do sistema de saúde, foi o motivo para a cautela das autoridades de saúde.

De lá para cá, a situação da covid apresentou uma melhora. A média móvel de casos e óbitos está em queda no país, de 60,1% e 46,3%, respectivamente, em relação a 14 dias. Já 82,6% da população já está vacinada com uma dose ou dose única ou 72,3% com duas doses.

A TimeForFun aguarda a atualização da recomendação do governo paulista. “Caso haja alguma alteração até a data do evento, a companhia cumprirá o que for solicitado. Estamos acompanhando constantemente todas as atualizações, tendo como prioridade máxima a segurança dos fãs, artistas, parceiros e staff”, informou a diretoria de relações com investidores da companhia à Bloomberg Línea.

As recomendações do governo ainda estão em vigor, ou seja, todos os eventos públicos devem seguir as seguintes diretrizes: Uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e a apresentação de comprovante vacinal completo.

Veja mais: Não há risco iminente à realização do Lollapalooza em março, diz T4F

“A utilização de máscaras continua obrigatória em todos os ambientes, sejam externos ou em áreas internas, e transporte público – incluindo estações e terminais de ônibus. Essas normas claramente se estendem ao festival, visto que a companhia segue todas as recomendações do governo estadual e das autoridades de saúde nos eventos que realizamos e casas operadas por nós”, comentou a TimeForFun, no fim de janeiro.

Ao divulgar o evento para o público, a companhia reforça que será obrigatório o uso de máscara dentro do festival, sendo que a retirada só será permitida para o consumo de alimentos e de bebidas.

Além da dúvida sobre o uso de máscara, o festival também virou alvo da Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo, que atestou em um parecer na semana passada que o autódromo de Interlagos não possui licenciamento ambiental e pediu que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) reexamine uma ação que cobra a interdição do local enquanto a situação não for regularizada, segundo uma nota publicada hoje pelo portal Metrópoles.

Veja mais: Lollapalooza: Ação da produtora desaba com temores pela ômicron

Produzido por Perry Farrell, WME (William Morris Endeavor Entertainment), Time for Fun e C3 Presents, o festival Lollapalooza Brasil tem o patrocínio master da Budweiser, Chevrolet Onix, Adidas, Doritos e Vivo, além de patrocínio de Coca-Cola, apoio de Tanqueray, Johnnie Walker, NewOn, Sadia e Samsung.

Confira a programação completa do Lollapalooza Brasil 2022:

25 de março, sexta-feira

The Strokes, Doja Cat, Machine Gun Kelly, Alan Walker, Chris Lake, Jack Harlow, Marina, LP, Turnstile, Caribou, The Wombats, Pabllo Vittar, Ashnikko, Matuê, 070 Shake, Jetlag, VINNE, jxdn, Beowülf, Detonautas, Edgar, Meca, Barja

26 de março, sábado

Miley Cyrus, A$AP Rocky, A Day To Remember, Alok, Alexisonfire, Alessia Cara, Deorro, Emicida, King Gizzard & the Lizard Wizard, Remi Wolf, Silva, Jão, Boombox Cartel, Chemical Surf, Terno Rei, DJ Marky, Victor Lou, Clarice Falcão, Jup do Bairro, MC Tha, Lamparina, Ashibah, Fatnotronic, WC no Beat and Kevin o Chris + Haikaiss + PK + Felp 22 + MC TH + Hyperanhas

27 de março, domingo

Foo Fighters, Martin Garrix, Alesso, Jane’s Addiction, Black Pumas, Kaytranada, Phoebe Bridgers (atração cancelada), IDLES, Kehlani, Goldfish, Gloria Groove, Djonga, Cat Dealers, Rashid, Fresno, Marina Sena, Planta & Raiz, Lagum, Evokings, Fancy Inc, MALIFOO, menores atos, FractaLL x Rocksted

Leia também

Convidencia: Biomm quer produzir vacina inalável contra covid em MG