Bloomberg — Os níveis de radiação da usina de Zaporizhzhia permanecem inalterados, informou a Agência Internacional de Energia Atômica em um post no Twitter, citando autoridades ucranianas.
A Sociedade Nuclear Americana disse separadamente em comunicado que não havia sinais de que os danos causados pelo ataque representassem uma ameaça adicional ao público. “Tanto a Rússia quanto a Ucrânia devem entender a importância de garantir a segurança das usinas nucleares e de seus funcionários”, disse o grupo sem fins lucrativos La Grange Park, Illinois.
A Ucrânia disse à Agência Internacional de Energia Atômica que o incêndio “não afetou equipamentos ‘essenciais’” e o pessoal da fábrica estava tomando “ações mitigatórias”. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que um incêndio ocorreu na usina de Zaporizhzhia e pediu aos militares da Rússia que suspendam imediatamente os disparos.
Mais cedo, o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, conversou com o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal e o regulador nuclear da Ucrânia sobre a “situação grave” na usina, de acordo com um post no Twitter da agência.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
- AO VIVO: Confira as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
- Bolsas asiáticas e futuros de NY derretem após ataque a usina na Ucrânia
© 2022 Bloomberg L.P.