Adolescente que rastreou jato de Musk agora persegue magnatas russos

Usando uma lista de aviões sendo rastreados por um blog, o adolescente conquistou mais de 53 mil seguidores em apenas uma questão de dias

Por

Bloomberg — Jack Sweeney agora está fazendo com os oligarcas russos o que fez com Elon Musk.

Depois de alcançar a fama na internet - e atrair a ira da pessoa mais rica do mundo - com sua conta viral no Twitter “Elon’s Jet”, Sweeney agora está rastreando os aviões de algumas das pessoas mais ricas da Rússia, à medida que estão sob crescente pressão internacional sobre a invasão do país na Ucrânia.

Embora o jovem de 19 anos não seja a única pessoa a oferecer esses serviços, o que torna as contas de Sweeney tão únicas é sua fácil acessibilidade e a janela atraente que oferecem à vida dos bilionários de hoje. Colby Howard, presidente da Paragon Intel – que fornece inteligência de aviação corporativa por meio de seu produto JetTrack – disse à Bloomberg News que as contas de Sweeney no Twitter são a “versão da People Magazine” da inteligência de aviação corporativa.

“As pessoas estão obcecadas com a riqueza mais do que nunca. É quase uma forma de paparazzi, é por isso que é popular”, disse Howard.

Sweeney, por sua vez, diz que iniciou as contas depois de receber inúmeros pedidos para rastrear as aeronaves dos oligarcas russos. Usando uma lista de aviões sendo rastreados por um blog chamado “Radar Spots”, o adolescente conseguiu criar rapidamente outra conta no Twitter. Ele conquistou mais de 53.000 seguidores em apenas uma questão de dias.

“As aeronaves que esses oligarcas têm são absolutamente loucas”, disse Sweeney à Bloomberg, observando que as pessoas mais ricas da Rússia estavam viajando em aeronaves de tamanho comercial como um Airbus A319 e um Boeing 737. “Seus aviões são enormes em comparação com outros jatos”.

Veja mais: Adolescente que exigiu US$ 50 mil por rastrear Musk mira Gates e Bezos

A conta Russian Oligarch Jets rastreia várias aeronaves de helicópteros, jatos particulares e aviões de tamanho comercial, incluindo os de Vladimir Potanin – a pessoa mais rica da Rússia – o proprietário do clube de futebol Chelsea Roman Abramovich e o bilionário do aço Alexander Abramov.

Embora possa ser fascinante para a pessoa comum ver para onde os oligarcas russos estão voando, Howard, da Paragon, observa que não inclui informações para contextualizar os voos – como quem pode estar nos voos ou o significado histórico do movimento e outras informações que seriam necessárias para oficiais de inteligência ou investidores tomarem decisões críticas.

“Um jato voando por Miami levando ninguém sabe quem não significa nada. Ele não diz quais informações são importantes e qual contexto você precisa para tomar uma decisão”, disse Howard.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também