Ações russas no exterior caem com bolsa de Moscou ainda fechada

O maior ETF listado nos EUA que acompanha as ações russas caiu 14% nas negociações de pré-mercado depois de afundar 30% na segunda-feira

Por

Bloomberg — Com a Rússia mantendo sua bolsa de valores local fechada pelo segundo dia, as ações listadas no exterior de empresas russas caíram novamente nesta terça-feira (1°), em uma indicação de como elas podem reagir às sanções quando a negociação local reabrir.

Os recibos de depósito da gigante estatal do gás Gazprom PJSC caíram até 34% em Londres, enquanto o maior credor do país, o Sberbank da Rússia PJSC, perdeu até 27%. As ações despencaram 53% e 74%, respectivamente, na segunda-feira.

A União Europeia está discutindo a exclusão de sete bancos russos do sistema de mensagens SWIFT, informou a Bloomberg. No entanto, o Sberbank não está na lista, disse o relatório, e os recibos de depósito da empresa reduziram brevemente os declínios após as notícias. Enquanto isso, a Shell Plc disse na segunda-feira que pretende sair de suas joint ventures com a Gazprom.

Os fundos negociados em bolsa também caíram nesta terça-feira, com o Lyxor MSCI Russia UCITS listado em Paris - que acompanha o índice MSCI Russia - caindo até 42% depois de perder metade de seu valor na sessão anterior. O maior ETF listado nos EUA que acompanha as ações russas, o VanEck Russia ETF, caiu 14% nas negociações de pré-mercado depois de afundar 30% na segunda-feira.

O fechamento de dois dias das negociações de ações na bolsa de Moscou é o mais longo fechamento por circunstâncias extraordinárias desde outubro de 1998, segundo a bolsa. A decisão de abrir na quarta-feira será anunciada amanhã às 9h, horário local (3h00 no horário de Brasília), informou o Banco da Rússia em seu site.

Veja mais: AO VIVO: Rússia promete mais ataques, com tropas se aproximando de Kiev

Com o banco central tomando a medida incomum de fechar a bolsa, a negociação de ações de empresas russas listadas em outros lugares é uma indicação de como as ações locais podem reagir às sanções contra o país e suas empresas quando as negociações forem retomadas.

A provedora de índices MSCI está monitorando de perto o quão acessível e investível o mercado é para estrangeiros e planeja dizer mais até o final da semana, disse na segunda-feira (28). Uma possível decisão de reclassificar seus índices da Rússia pode resultar em bilhões de dólares saindo do mercado de ações do país.

A Rússia intensificou os bombardeios durante a noite contra as principais cidades da Ucrânia, enquanto suas tropas no terreno se movem lentamente em um grande comboio em direção à capital, Kiev. Nas últimas respostas, a União Europeia e a Suíça aprovaram medidas contra alguns dos magnatas mais ricos da Rússia, e a Grã-Bretanha disse aos portos que não atendessem navios de bandeira russa.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também