Fundos russos derretem 30% e sinalizam fortes perdas na bolsa de Moscou

O VanEck Russia ETF (RSX) e o iShares MSCI Russia Capped ETF (ERUS) caíram 30% e 27%, respectivamente, nos EUA nesta segunda-feira

Por

Bloomberg — Com o mercado de ações da Rússia fechado, os fundos negociados em bolsa no exterior estão sinalizando a escala do caminho para o mercado de ações do país.

O VanEck Russia ETF (RSX) e o iShares MSCI Russia Capped ETF (ERUS) caíram 30% e 27%, respectivamente, nos EUA nesta segunda-feira. Esses fundos tiveram entrada de milhões na semana passada, numa indicação de que provavelmente foram alvo de especulação de investidores que apostavam na baixa das aplicações.

O Banco da Rússia suspendeu as negociações em Moscou nesta segunda-feira, em uma das várias medidas desencadeadas para tentar proteger a economia do país das sanções internacionais. Isso levou os dois ETFs, que rastreiam principalmente as ações de energia russas, a se tornarem ferramentas úteis para investidores que buscam navegar em meio às turbulências geopolíticas causadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

“O ETF provou repetidamente sua utilidade, especialmente em torno de eventos geopolíticos, quando a liquidez é difícil de acessar”, disse Athanasios Psarofagis, analista de ETF da Bloomberg Intelligence, que observou que os ETFs previram movimentos na semana passada nos mercados da Rússia. “Os ETFs deveriam ser rastreadores de índices, mas quando esse processo falha, eles assumem o papel de veículos de descoberta de preços – e é impressionante o quão precisos eles foram”.

RSX e ERUS caíram quase 60% em 2022 à medida que os riscos geopolíticos aumentaram, sendo rankeados como os dois ETFs não alavancados listados nos EUA com pior desempenho até agora este ano, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

As perdas aceleraram na semana passada diante de sanções crescentes, com os EUA proibindo as transações com o banco central da Rússia, o fundo soberano e o Ministério das Finanças do país.

Os fundos tiveram fortes perdas novamente nesta segunda-feira, depois que o Banco da Rússia anunciou que a negociação de ações em Moscou também seriam suspensas na terça-feira.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também