Bloomberg — O fornecimento de gás natural da Rússia para a Europa por meio do território ucraniano continuou sem interrupções neste domingo em meio a relatos de que um duto pegou fogo em Kharkiv quando tropas russas entraram na segunda cidade da Ucrânia durante a noite.
A Gazprom PJSC da Rússia, que envia o combustível para a Europa através dos gasodutos da Ucrânia, disse que o trânsito de gás está ocorrendo normalmente. A pressão no sistema não indica grandes interrupções, disse o Operador do Sistema de Transmissão de Gás da Ucrânia no início do domingo, acrescentando que “a avaliação visual é limitada” devido às extensas operações militares na cidade.
A rede de gás da Ucrânia continuou a fornecer combustível aos clientes, a partir das 10h locais de domingo (5h em Brasília), disse a operadora, acrescentando que pode fazer alterações no sistema para reduzir os riscos de acidentes “em áreas onde ocorrem hostilidades”.
Os combates continuaram em Kiev e em toda a Ucrânia no domingo, o quarto dia de uma invasão ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin. Cerca de um terço das exportações de gás da Rússia para a Europa são enviados pela Ucrânia.
Mísseis balísticos russos também atingiram a cidade de Vasylkiv, ao sul de Kiev, e um depósito de derivados de petróleo pegou fogo, segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia. Não houve detalhes imediatos sobre vítimas. Os serviços de emergência não relataram nenhuma ameaça às comunidades locais devido ao incêndio na instalação na vila de Kryachky.
--Com assistência de Daryna Krasnolutska.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também