Bloomberg — Os russos fizeram fila em caixas eletrônicos em todo o país para sacar dinheiro em moeda estrangeira, com o temor de que as novas sanções contra o país leve a um colapso do rublo.
A corrida ocorreu apesar de alguns credores venderem dólares a mais de um terço acima do fechamento do mercado na sexta-feira, e muito além do nível psicologicamente importante de 100 rublos por dólar que muitos economistas disseram que desencadearia um aumento da taxa de juros pelo Banco da Rússia.
A Rússia enfrentou pela última vez uma grande corrida bancária em 2014, quando a queda dos preços do petróleo após as sanções ocidentais relacionadas à anexação da Crimeia provocou uma queda na taxa de câmbio.
O banco central da Rússia aliviou suas restrições às posições em moeda estrangeira dos bancos até 1º de julho, somando-se a medidas anteriores para estabilizar o sistema financeiro, de acordo com um comunicado em seu site.
O regulador monitorará as posições, mas não punirá os credores por exceder os limites estabelecidos, desde que as posições em moeda estrangeira e metais preciosos não sejam usadas para “fins especulativos”.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
- AO VIVO: Confira as últimas notícias do conflito na Ucrânia
- EUA e aliados planejam ‘estrangulamento’ financeiro para paralisar Rússia
- Ucrânia: Ex-comediante de TV, presidente desponta como líder em tempo de guerra
© 2022 Bloomberg L.P.