Bloomberg — O presidente Vladimir Putin ordenou que as forças nucleares estratégicas da Rússia fossem colocadas em alerta máximo, citando o que chamou de declarações “agressivas” dos líderes dos países da OTAN, informou a Tass.
Putin fez os comentários neste domingo (27) em uma reunião com seu ministro da Defesa e chefe militar, na qual também chamou de ilegítimas as sanções ocidentais recém-impostas, disse Tass.
A Rússia realizou exercícios envolvendo suas forças nucleares no início deste mês, à medida que as tensões aumentaram, incluindo lançamentos de teste de mísseis.
Não há certeza se a Ucrânia concordaria com as negociações de paz na Bielorrússia, que tem sido uma porta de entrada para os ataques russos.
Grande parte da Europa fechou seu espaço aéreo para a Rússia, e as ofertas de assistência militar continuam chegando.
As nações ocidentais concordaram em excluir alguns bancos russos do sistema de mensagens Swift, usado para trilhões de dólares em transações entre bancos em todo o mundo, isolando ainda mais a economia e o sistema financeiro da Rússia.
As nações também disseram que agiriam juntas para impor “medidas restritivas que vão impedir o Banco Central da Rússia de implantar suas reservas internacionais de maneira a prejudicar o impacto de nossas sanções”.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
- AO VIVO: Confira as últimas notícias do conflito na Ucrânia
- EUA e aliados planejam ‘estrangulamento’ financeiro para paralisar Rússia
- Ucrânia: Ex-comediante de TV, presidente desponta como líder em tempo de guerra
© 2022 Bloomberg L.P.