Bloomberg — Vender euros e comprar ações baratas são algumas das ideias de investimento que os estrategistas globais estão sugerindo depois que o presidente russo, Vladimir Putin, deu ordens para movimentação militar no leste da Ucrânia.
Com a maior procura por ativos considerados mais seguros, dólar, títulos do Tesouro americano e ouro se valorizaram depois da notícia. O rublo caiu para o menor nível desde 2016, enquanto o mercado acionário sofreu perdas generalizadas.
A maioria dos analistas orienta os investidores a comprar ativos que servem como refúgio, prevendo novas quedas em diversas aplicações — de ações de empresas europeias a moedas atreladas a commodities — à medida que a crise geopolítica intensifica as pressões inflacionárias globais.
“O momento não poderia ser pior porque a inflação já estava disparada no mundo todo, o que não pode ser explicado apenas pelas questões da covid’”, afirmou Jeffrey Halley, analista sênior de mercado da Oanda em Singapura, em relatório de pesquisa. “Se a situação na Ucrânia forçar os bancos centrais a interromper os esforços de normalização, o mundo se verá diante de um choque de estagflação.”
Estas são algumas recomendações de estrategistas:
Venda euros
“Venda o euro e fique com o dólar”, recomenda Ken Cheung, estrategista-chefe de câmbio na Ásia do Mizuho Bank em Hong Kong. “O Banco Central Europeu provavelmente vai recuar na migração para uma postura mais agressiva se a crise se aprofundar.”
Compre ouro
“Procure refúgios tradicionais como ouro, dólar, iene e títulos do Tesouro americano para conseguir desempenho superior”, disse Justin Tang, chefe de pesquisa na Ásia da United First Partners em Singapura.
Cuidado com o enxugamento de liquidez
“Aumento da aversão ao risco, falta de liquidez e compradores escassos são alguns dos impactos de curto prazo que esse desdobramento na Ucrânia terá no mercado de crédito em dólar na Ásia”, disse Kaveh Namazie, estrategista de crédito do Australia & New Zealand Banking Group em Singapura. “A guerra será inflacionária no longo prazo, especialmente com o envolvimento da Rússia, que é grande exportadora em termos líquidos. Já vemos isso com o petróleo e outras commodities, então pode haver impacto nas medidas dos bancos centrais globais, incluindo o Federal Reserve dos EUA.”
Compre ações
“No fim das contas, eu compraria algumas ações amanhã mesmo”, disse Brian Barish, diretor de investimentos da Cambiar Investors. “A Ucrânia não é importante economicamente ou de nenhuma outra forma para o Ocidente. Não creio que a União Europeia tenha muita escolha no que se refere à sua dependência do gás russo e definitivamente não tem capacidade militar para mudar isso.”
Vender ações para ter dinheiro no caixa
Gary Dugan, que preside a Global CIO Office, vai “manter posições em ações asiáticas” e gerar dinheiro vendendo ações dos EUA e Europa. Para ele, as ações asiáticas são uma “jogada defensiva” por causa da limitada exposição direta à Ucrânia, das condições monetárias flexíveis e da reabertura econômica.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
- Commodities agrícolas disparam e trigo atinge limite de alta com conflito
- Preços de energia disparam após Rússia atacar alvos na Ucrânia
- Ações europeias entram em território de correção com ataque da Rússia à Ucrânia
©2022 Bloomberg L.P.