Ibovespa segue sangria das Bolsas globais e cai mais de 2%

Mercados estão em modo de cautela e buscam por proteção, enquanto potências ocidentais prometem aumentar as penalidades à Rússia

Ibovespa despenca e dólar avança, com investidores buscando ativos considerados proteção
24 de Fevereiro, 2022 | 10:28 AM

Bloomberg Línea — O principal índice da B3 abriu a sessão desta quinta-feira (24) em queda forte, seguindo o clima de tensão nos mercados globais após o exército russo avançar sobre a Ucrânia. Os índices acionários apresentam quedas fortes, assim como os futuros dos Estados Unidos. Enquanto isso, o petróleo dispara e o Brent chegou a ultrapassar os US$ 105.

Veja mais: Preços de energia disparam após Rússia atacar alvos na Ucrânia

Veículos militares russos invadiram a região de Kiev da Bielorrússia ao norte, disseram autoridades ucranianas, depois que tanques entraram na Ucrânia da Crimeia. O presidente russo Vladimir Putin disse que a Rússia não planeja “ocupar” seu vizinho, mas essa ação foi necessária depois que os EUA e seus aliados cruzaram a “linha vermelha” da Rússia ao expandir a aliança da Otan.

Potências ocidentais condenaram a incursão militar e prometeram aumentar as penalidades à Rússia – o presidente Joe Biden disse que os EUA e seus aliados imporão “sanções severas”. Os líderes europeus estão planejando sanções que terão como alvo os bancos russos. O governo de Kiev chamou de “invasão em grande escala” ao declarar lei marcial e pedir apoio internacional, incluindo sanções mais duras à Rússia.

PUBLICIDADE

Veja mais: AO VIVO: Militares russos avançam sobre a capital da Ucrânia

  • O Ibovespa (IBOV) caía 2,33% perto das 10h20, a 109.397 pontos
  • Os papéis da Petrobras (PETR4) e (PETR3) faziam parte dos poucos que subiam no índice, se beneficiando da alta dos preços do petróleo e com a repercussão da divulgação do balanço da companhia na véspera (23)
  • Com os investidores buscando por proteção, o dólar subia 1,80%, a R$ 5,10, assim como os vencimentos dos juros. O DI para janeiro de 2023 subia de 12,360% para 12,415%
  • Nos EUA, o futuro do Dow Jones caía 2,43%, do S&P 500, 2,61%, e do Nasdaq, 3,3%

Contexto no exterior

As forças russas atacaram alvos em toda a Ucrânia depois que o presidente Vladimir Putin ordenou uma operação para “desmilitarizar” o país, provocando condenação internacional e uma ameaça dos EUA de mais “sanções severas” a Moscou, derrubando os mercados em todo o mundo.

A Rússia lançou uma enxurrada de mísseis, artilharia e ataques aéreos na madrugada desta quinta-feira (24), desencadeando a pior crise de segurança que a Europa testemunha em décadas. O Ministério do Interior da Ucrânia alertou que a capital, Kiev, estava sendo alvo e instou os cidadãos a irem para abrigos. A guarda da fronteira da Ucrânia disse que estava sendo bombardeada de cinco regiões, incluindo da Crimeia no sul e Bielorrússia ao norte, e que as forças russas haviam cruzado o país.

Conforme comentários da equipe de research da Ativa Investimentos, “o principal impacto, devido à escalada do conflito e a intensificação das sanções, será nas commodities, especialmente ligadas aos países envolvidos: Petróleo; Gás; Grãos, Metais e Fertilizantes”.

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.