Bloomberg — Um tiroteio entre supostos ladrões e policiais nos arredores do centro da cidade de Joanesburgo, na África do Sul, deixou oito mortos, disse o ministro da Polícia, Bheki Cele.
A polícia abriu fogo na segunda-feira (21) contra vários homens armados em Rosettenville que planejavam atacar um caminhão que transportava dinheiro no centro comercial da África do Sul, disse Cele em entrevista transmitida pela televisão eNCA. Oito dos atiradores, alguns dos quais estavam armados com fuzis automáticos, foram mortos e outros oito foram presos, disse ele.
Os ladrões atacam regularmente caminhões blindados que transportam dinheiro para bancos na África do Sul, muitas vezes usando armas automáticas e explosivos para acessar o dinheiro nos veículos.
O presidente Cyril Ramaphosa enfrentou pedidos de partidos da oposição para demitir Cele pela incapacidade da força policial de lidar efetivamente com o crime desenfreado em um país onde mais de 60 pessoas são assassinadas diariamente. Ramaphosa no ano passado alertou o comissário de polícia nacional, Khehla Sitole, que está considerando uma investigação sobre a aptidão do chefe das forças para ocupar o cargo.
Leia também
Aposentadoria: como montar uma carteira diversificada de previdência
Passageiro paga R$ 5 a mais por causa de pássaros, diz CEO da Latam