Bloomberg Línea — Ainda que as celebrações do Carnaval tenham sido canceladas este ano por conta do avanço da pandemia de covid-19 no país, a Bolsa brasileira, B3, o Tesouro Direto e os bancos não funcionarão nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.
Nas empresas, os empregadores têm autonomia para decidir se vão abrir ou não, dado que são dias considerados ponto facultativo na capital paulista.
Repartições públicas não costumam funcionar nesses dias, mas os serviços essenciais não podem deixar de funcionar.
Veja mais: Feriados 2022: veja o calendário da B3 para o ano
Vale lembrar que, por conta do avanço da variante ômicron da covid, os desfiles de escolas de samba, que aconteceriam no fim de mês, foram adiados para abril, nos dias 22 e 23, durante o feriado de Tiradentes.
Confira, a seguir, como funcionam as negociações na Bolsa e o funcionamento dos bancos no fim deste mês:
Bolsa
De acordo com o calendário da Bolsa brasileira, a B3, não haverá pregão nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.
No dia 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas, o registro de operações, contratação e movimentação de ativos será retomado a partir das 13h (horário de Brasília).
Tesouro Direto
Não haverá mercado para negociação de títulos públicos no Tesouro Direto na segunda-feira (28 de fevereiro) e terça-feira de Carnaval (1º de março).
Além disso, segundo o Tesouro, não será possível fazer agendamentos, a partir das 18h desta sexta-feira (25), para resgate na quarta-feira, dia 2.
Na quarta (2), o Tesouro Direto começará a operar a partir das 14h, realizando compras e vendas a preço de mercado até as 18h.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento ao público nas agências bancárias nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.
Já na quarta-feira de cinzas (2 de março) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.
Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de funcionamento.
A recomendação da Febraban é de que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.
Como ficam as contas?
Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (2). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).
Leia também: