Alemanha suspende certificação do gasoduto Nord Stream 2 após avanço de Putin

Premiê Olaf Scholz declarou que aprovação do projeto de gás russo não é possível neste momento

Un mapa de la ruta del gasoducto cerca de la estación de recepción de gas Nord Stream 2 en Lubmin, Alemania.
Por Bloomberg News
22 de Fevereiro, 2022 | 09:14 AM

Bloomberg — Os embaixadores da União Europeia se reuniam para discutir um plano de sanções à Rússia, enquanto o chanceler alemão Olaf Scholz anunciou a suspensão da certificação do gasoduto Nord Stream 2, projeto russo que se estende por boa parte da Europa Ocidental. A questão agora é o que os EUA e seus aliados definiriam como uma invasão e o que poderia desencadear sanções maiores.

Algumas nações europeias têm sido cautelosas com as consequências econômicas que podem enfrentar, especialmente devido à sua dependência da Rússia para o gás natural.

Nesta segunda-feira (21), a câmara baixa do parlamento russo, a Duma Estatal, ratificou por unanimidade os tratados do Kremlin que reconhecem duas autoproclamadas repúblicas no leste da Ucrânia. O presidente Vladimir Putin já havia ordenado a presença de forças na região. Isso segue semanas de avisos dos EUA e seus parceiros de que o presidente russo poderia estar planejando invadir a Ucrânia, algo que ele negou repetidamente.

O decreto de Putin torpedeou as negociações de paz mediadas pela Europa sobre um conflito de longa data no leste da Ucrânia entre os separatistas apoiados pela Rússia e o governo de Kiev. Os tratados ratificados permitem que a Rússia construa bases militares nas zonas separatistas.

PUBLICIDADE

Confira as últimas atualizações sobre o conflito, todas no horário de Brasília.

Diplomatas da UE impõem sanções contra mais de 360 russos (8h40)

A União Europeia está considerando sanções contra 351 parlamentares da Duma russa que votaram pelo reconhecimento de regiões separatistas no leste da Ucrânia, de acordo com diplomatas que não quiseram ser identificados em preparativos confidenciais. Outros 11 russos que propuseram o reconhecimento também seriam alvos.

Os embaixadores da UE também apoiaram o ataque a comandantes de forças que Putin ordenou que entrassem na área, disseram os diplomatas. Todos os Estados membros apoiaram as sanções, disseram eles, mas a Hungria ofereceu uma nota de cautela. O pacote ainda não foi finalizado e precisa ser formalmente aprovado pelos Estados membros.

O bloco também discutiu a retaliação a dois bancos russos e o financiamento da dívida soberana da Rússia, com o objetivo de impedir que instituições europeias comprem novos títulos russos ou participem do refinanciamento de dívida no mercado secundário, disse um dos diplomatas.

Gás sobe após Scholz interromper gasoduto (8h35)

Os preços do gás natural europeu subiram das mínimas da sessão depois que Scholz disse que a certificação do gasoduto Nord Stream 2 não pode ocorrer agora. Os futuros de gás estavam cerca de 9% mais altos no dia após a redução anterior de um salto de até 13%.

O petróleo bruto Brent recuou depois de se aproximar de US$ 100 o barril. O índice MOEX da Rússia ficou cerca de 3,8% mais baixo e o rublo manteve uma alta de cerca de 0,8% em relação ao dólar.

Rússia envia sinais mistos nas fronteiras separatistas (8h26)

Autoridades russas enviaram sinais contraditórios na terça-feira sobre o tamanho das autodeclaradas repúblicas separatistas que reconheceram, aumentando a possibilidade de mais conflito com a Ucrânia ao longo da linha de contato que agora as divide.

PUBLICIDADE

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia está reconhecendo as fronteiras onde as repúblicas existem e foram declaradas”. Mas depois de ser pressionado por repórteres sobre se isso incluía território perdido pelos separatistas para as forças ucranianas depois que as repúblicas foram formadas em 2014, ele se recusou a fazer mais comentários. Poucos minutos depois, ele disse que seriam reconhecidos nas fronteiras em que as repúblicas foram declaradas. Enquanto isso, o vice-chanceler Andrey Rudenko foi citado por Tass dizendo que a Rússia reconhece as repúblicas nas fronteiras em que atualmente exercem autoridade.

Atualmente, os separatistas controlam apenas cerca de 30% das regiões de Donetsk e Luhansk, ou províncias, mas às vezes reivindicam todo o território. As forças militares ucranianas mantêm um cessar-fogo tenso em toda a linha de contato com os separatistas desde que uma trégua foi estabelecida em 2015, embora ambos os lados tenham relatado um aumento nas violações nos últimos dias.

Veja mais: Commodities aceleram com escalada de conflito na Ucrânia

Scholz diz que a situação mudou para o Nord Stream 2 (8h15)

O premiê alemão, Olaf Scholz, disse que orientou o Ministério da Economia do país a retirar um relatório sobre a segurança do abastecimento que é necessário para o processo de certificação do gasoduto Nord Stream 2 avançar.

“Isso parece técnico, mas é a etapa administrativa necessária para que nenhuma certificação do gasoduto possa acontecer agora”, disse Scholz a repórteres em Berlim. “Sem esta certificação, o Nord Stream 2 não pode entrar em operação.”

--Mais informações a seguir

Leia também

Milho: Brasil acelera colheita, mas perdas no RS são irreversíveis

Aposentadoria: como montar uma carteira diversificada de previdência