Bloomberg — As empresas de serviços do Reino Unido se recuperaram mais rapidamente do que o previsto em fevereiro, com a suspensão das restrições ao coronavírus, de acordo com um relatório que se somará à pressão sobre o Banco da Inglaterra para aumentar as taxas de juros no próximo mês.
Os setores de lazer, entretenimento e viagens voltaram à vida depois que o padrão de gastos dos consumidores foi atingido pelo surto de ômicron em janeiro, mostrou a pesquisa com gerentes de compras da IHS Markit. Um índice de atividade do setor de serviços subiu 6,7 pontos percentuais para 60,8, o maior em oito meses e bem acima da mediana de 55,5 prevista em uma pesquisa da Bloomberg.
A recuperação foi acompanhada pela intensificação das pressões inflacionárias, com os custos subindo no segundo ritmo mais rápido já registrado e as empresas de serviços elevando os preços como resposta. Os traders estão precificando totalmente um aumento de 25 pontos base na taxa de juros quando o BOE se reunir em março, com a forte possibilidade de um movimento de 50 pontos base, uma escala sem precedentes desde que o BOE conquistou a independência em 1997.
“As chances de um aperto de política cada vez mais agressivo diminuíram, com um terceiro aumento consecutivo da taxa parecendo cada vez mais inevitável em março”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit.
O que dizem nossos economistas...
“O PMI composto se recuperou em fevereiro, sugerindo que os ventos contrários criados pelo surgimento da ômicron se acalmaram desde o início do ano. Isso está de acordo com nossa visão de que a economia voltou a crescer em fevereiro. O grande desafio à frente é a pressão sobre o padrão de vida que se aproxima rapidamente, impulsionada pela inflação crescente”.
--Dan Hanson, Bloomberg Economics.
Com a inflação mais alta dos últimos 30 anos e a previsão de chegar a 7% em abril, mais do que o triplo da meta do BOE, os formuladores de políticas devem realizar uma série de aumentos nas taxas, que farão com que os custos de empréstimos de referência atinjam quase 2% até o final do ano. Os mercados estão precificando um aumento de meio ponto em uma das próximas duas reuniões.
O desempenho do setor de serviços é crucial porque representa cerca de 80% da economia do Reino Unido. O setor manufatureiro teve um mês menos espetacular, com o índice de atividade permanecendo em 57,3. Isso ainda implica uma taxa saudável de expansão, o que foi ligeiramente melhor do que os economistas previam.
Williamson afirma que permanecem dúvidas sobre a capacidade da economia de sustentar essa retomada, com a crise do custo de vida aumentando e o risco de conflito entre a Rússia e a Ucrânia pairando sobre a economia e os mercados. “Os riscos negativos para as perspectivas de demanda aumentaram”, disse ele.
Os relatórios do PMI publicados na segunda-feira (21) mostraram:
- Um índice composto de atividade em serviços e manufatura saltou para 60,2, o maior desde junho de 2021. As expectativas de negócios aumentaram em ambos os setores
- O aumento de novos pedidos no setor de serviços teve o ritmo mais rápido em oito meses; os serviços empresariais também tiveram uma demanda “robusta”
- O crescimento mais fraco do emprego na indústria manufatureira agiu como um empecilho para a atividade, mas a produção se fortaleceu, ajudada pela maior disponibilidade de matérias-primas
- Atrasos causados por interrupções na cadeia de suprimentos foram os menores desde novembro de 2020
– Com a colaboração de Lizzy Burden.
– Esta notícia foi traduzida por Marcelle Castro, Localization Specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também