Tempestade Eunice corta energia e interrompe viagens na Europa

Linhas de trem foram bloqueadas no Reino Unido, propriedades estão sem energia no sul da França e Marinha alemã emitiu alerta para o Mar do Norte

Risco de ventos fortes fizeram a Marinha da Alemanha emitir alerta para o Mar do Norte
Por Katie Linsell
19 de Fevereiro, 2022 | 11:24 AM

Bloomberg — A tempestade Eunice continua a causar estragos em toda a Europa. Até este sábado, nove pessoas haviam morrido, milhares de casas ainda estavam sem eletricidade e muitas viagens ainda estavam sendo interrompidas. Na região de Nord-Pas-de-Calais, no norte da França, 75 mil propriedades estavam com problemas de fornecimento de eletricidade até a manhã de hoje, segundo o gerente da rede elétrica Enedis. No Reino Unido, a concessionária SSE Plc disse que cerca de 60 mil casas ainda estão sem eletricidade no sul da Inglaterra. A empresa disse que viu mais de 1.000 pontos de danos em sua rede aérea de árvores arrancadas e detritos no ar.

No Reino Unido, a South Western Railway disse que todas as suas linhas de trem foram bloqueadas e os serviços permaneceriam interrompidos até o final do dia. O Corpo de Bombeiros de Londres também alertou os moradores para ficarem atentos a estruturas soltas ou detritos caindo. O serviço recebeu quase 2 mil ligações na sexta-feira (18/02), três vezes mais do que no dia anterior. A tempestade também arrancou parte da cúpula da O2 Arena de Londres e milhares de pessoas assistiram online os aviões tentando pousar com ventos fortes no aeroporto de Heathrow.

PUBLICIDADE

A agência marítima da Alemanha emitiu um alerta para a costa do Mar do Norte do país, prevendo ondas de até 2 metros. A operadora ferroviária Deutsche Bahn AG disse na manhã de sábado que a tempestade continua causando perturbações “maciças” nas partes do norte do país. A estatal mobilizou 2 mil pessoas para ajudar a resumir os serviços.

Várias pessoas em todo o continente foram mortas, segundo a Associeted Press (AP). Três pessoas morreram no Reino Unido, todas em veículos que foram atingidos pela queda de árvores ou detritos. Na Irlanda, um funcionário do conselho foi morto enquanto assistia à cena de uma árvore caída e na Bélgica, um homem de 79 anos que estava em um embarcação recreativa morreu depois de cair na água no porto de Ypres, informou o Le Soir.

Na Alemanha, um homem de 68 anos na costa do Mar do Norte caiu de um telhado danificado que estava tentando consertar, e um homem de 56 anos bateu em uma árvore caída perto da fronteira holandesa. Os ventos no país na noite de sexta-feira foram medidos em 143 quilômetros por hora.

PUBLICIDADE

Leia mais em Bloomberg.com

Leia também