Por que as finanças pessoais estão em alta no TikTok

Página que promove conteúdo potencialmente viral vem mostrando cada vez mais conselhos de organização financeira

Aplicativo destinado à criação e compartilhamento de vídeos curtos vem sendo tomado por dicas e conselhos financeiros
Por Alice Kantor
19 de Fevereiro, 2022 | 04:31 PM

Bloomberg — As dicas financeiras estão com tudo no TikTok.

Talvez por causa da volatilidade dos mercados, talvez pela ameaça da inflação ou o fato de que as populares resoluções financeiras de Ano Novo ficam mais difíceis à medida que o ano avança. Mas as postagens na plataforma com a hashtag “budgeting” (em português, “orçamento”) surgiram na proeminente página Discover do TikTok.

É um terreno valioso. A empresa afirmou no ano passado que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo usam o aplicativo todos os meses. A página Discover orienta o consumo, geralmente direcionando os usuários para os tipos de tópicos que você espera que se tornem virais: comédia, música e até tutoriais de maquiagem. Mas a hashtag de organização das finanças teve seu lugar ao sol, com cerca de 41 milhões de visualizações do tópico recentemente.

Ver mais: Cinco conselhos para aliviar o estresse financeiro

PUBLICIDADE

“O início do ano é a época em que as pessoas reconsideram seus hábitos de condicionamento físico, autocuidado e finanças”, disse Jim Tobin, CEO da Ignite Social Media, empresa de marketing de mídia social com sede na cidade de Raleigh, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. “Combinado com algumas circunstâncias financeiras incomuns em termos de inflação, escassez de mão de obra e aumento dos aluguéis que afetam principalmente os jovens, a hashtag está pronta para se tornar um tópico recorrente no TikTok”.

Tobin disse que o algoritmo do TikTok é personalizado, mas números significativos de visualizações – bem como uma conexão com eventos notáveis – podem levar uma hashtag à página Discover. A página Discover pode diferir entre usuários e localidades, mas os assuntos importantes podem cruzar o mundo.

Um assunto de destaque na categoria de finanças é a inflação. Tiktokers notaram que foi um tópico em alta em todo o mundo.

Ver mais: Como é formado o preço da gasolina - e como a tensão global pesa no bolso

“É possível dizer como vai sua vida com base em sua reação à inflação”, brincou o usuário @ansdewschiavone em um vídeo. “Para mim, quanto mais a inflação sobe, mais me sinto velho, porque outro dia me peguei dizendo em voz alta no supermercado: ‘quanto é que isso está custando???’”

Para outros que podem se sentir pressionados pelos preços mais altos, vários vídeos orientaram as pessoas a praticar “cash stuffing” – termo em inglês para a prática de atribuir quantias específicas para cada tipo de despesa e verificar seu saldo no final do mês. Outras postagens traziam desafios de economia, como a ideia de separar dinheiro, em envelopes e acompanhar seu progresso até economizar o suficiente para uma reserva de emergência.

Os vídeos fazem parte de uma enxurrada de conselhos financeiros de “finfluencers”, os influencers financeiros no TikTok, cuja popularidade cresceu ao longo da pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE

--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também: Reduzir tributo não vai baixar preço dos combustíveis, diz professor