Apoio de Lula e Bolsonaro atrapalha mais que ajuda na disputa de São Paulo

Segundo pesquisa XP/Ipespe, indicação do presidente é negativa para 45% dos eleitores paulistas; apoio de Lula é ruim para 43%

Por

Bloomberg Línea — Tanto o apoio do ex-presidente Lula quanto o apoio do presidente Jair Bolsonaro podem atrapalhar o desempenho de seus candidatos ao governo de São Paulo.

Segundo pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (18), 45% dos eleitores paulistas acreditam que o apoio de Bolsonaro a um candidato diminui a chance de votarem nele. No caso de Lula, a cifra chegou a 42%.

Em contrapartida, o apoio de Lula aumenta as chances de o candidato receber votos para 33% dos eleitores de São Paulo. Já o apoio de Bolsonaro é positivo para 20% dos que responderam à pesquisa.

O apoio do atual governador do estado, João Doria (PSDB), também pode atrapalhar: para 43% dos paulistas, uma indicação de Doria diminui as chances de o apoiado receber votos.

Por que isso é importante: São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o estado tem hoje 32 milhões de eleitores, o equivalente a 27% do total nacional. E o apoio de um dos dois principais candidatos à Presidência pode ser definidor nas eleições de outubro.

O PT ainda precisa decidir se vai lançar o ex-prefeito da capital Fernando Haddad (PT) ou se pretende ceder às pressões do PSB e lançar o ex-prefeito de Santos Márcio França (PSB) em troca de compor uma federação partidária.

Já Bolsonaro vem apoiando a candidatura de seu ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Num cenário sem Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo e cotado para ser candidato a vice de Lula, Haddad tem 28% das intenções de voto e Tarcísio, 10%. Márcio França tem 18%.

Com apoio de Lula e de Bolsonaro, no entanto, o cenário muda. Haddad passa a ter 33% das intenções de voto e Tarcísio, 25%.

A pesquisa foi feita entre 14 e 16 de fevereiro deste ano. Foram entrevistadas mil pessoas no estado de São Paulo por telefone. O registro no TSE está sob os protocolos BR-08006/2022 e SP03574/2022.

Leia também:

Petróleo recua novamente com traders avaliando crise na Ucrânia e no Irã

Alta das commodities deve trazer juros mais altos no Brasil, diz Citi