Bloomberg — Tempestades no noroeste da Europa devem levar a geração de eletricidade de parques eólicos a níveis recordes com rajadas que ameaçam interromper o transporte e as linhas de energia.
Meteorologistas do Reino Unido, França e Alemanha alertaram que ventos de alta velocidade são esperados na noite de quarta-feira (16) e no dia seguinte. O clima levará a geração de energia eólica na Alemanha e no Reino Unido – as duas maiores fontes de eletricidade renovável na Europa – a níveis recordes, de acordo com modelos da Bloomberg.
Os ventos fortes do inverno europeu estão ajudando a aliviar levemente uma crise de energia em toda a Europa impulsionada pelo aumento dos preços do gás. Provavelmente, as fortes tempestades de vento se tornarão mais comuns no norte da Europa à medida que as temperaturas globais aumentam, de acordo com o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
No Reino Unido, a tempestade Dudley deve atingir a Escócia e a Irlanda do Norte com ventos fortes a partir da tarde desta quarta-feira, levando o Met Office a emitir um aviso de que estradas, ferrovias e balsas podem ficar fechadas, e as áreas podem sofrer cortes de energia. Outro sistema de baixa pressão, apelidado de tempestade Eunice, deve chegar nesta sexta-feira (18), trazendo rajadas de até 113 km/h e chuva e neve potencialmente fortes na região de Midlands e no norte do país.
A #TempestadeDudley chega nesta quarta-feira, seguida da #TempestadeEunice na sexta-feira. Veja como elas se desenrolarão nos próximos dias #DuasTempestades
A velocidade dos fortes ventos do norte da Europa, principalmente no inverno, faz da região um local privilegiado para turbinas eólicas. Mas acima de uma determinada velocidade – cerca de 90 km/h – os ventos podem danificar as turbinas. Quando o vento fica muito forte, a turbina para automaticamente de girar para se proteger. Isso significa que em lugares onde a tempestade é mais severa, as turbinas eólicas provavelmente não estarão operantes.
Na Alemanha, a DWD, agência nacional de meteorologia, fez alertas de nível dois para todo o país, onde a velocidade de ventos “semelhantes a furacões” pode chegar a 120 km/h em alguns lugares. A tempestade virá do oeste a partir da noite da quarta-feira, se estendendo à manhã da quinta-feira (17), com possibilidade de clima mais severo no final de semana.
A agência de meteorologia da França também emitiu alerta de “ventos violentos” no sudoeste nesta quarta-feira, com ventos que podem chegar a 85 km/h. A Meteo France aconselhou as pessoas a evitar transitar por áreas atingidas pelos ventos fortes e esperar interrupções nas linhas de energia e telefone.
--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
- Petróleo avança enquanto investidores monitoram crise na Ucrânia
- Brasileiro prioriza casa própria a religião, filho e casamento
- Ucrânia: Como conflito afeta preços de energia, alimentos e metais
© 2022 Bloomberg L.P.