Bloomberg — A vitória do snowboarder chinês Su Yiming nesta terça-feira (15) no evento Big Air deu ao país anfitrião sua sexta medalha de ouro até agora nesses jogos – mais do que venceu em quaisquer Jogos Olímpicos de Inverno anteriores.
A maior conquista anterior da China foi nos jogos de Vancouver em 2010, quando levou para casa cinco medalhas de ouro. O país, que está apresentando seu maior contingente de atletas de esportes de inverno em Pequim, também tem tempo para aumentar ainda mais sua contagem até o encerramento do evento em cinco dias.
Faltando três dias para seu aniversário de 18 anos, a vitória de Su também o torna o mais jovem campeão olímpico dos Jogos de Inverno da China. “É o melhor presente de aniversário”, disse ele a repórteres após o evento.
As redes sociais chinesas não economizaram elogios ao nativo da província de Jilin, no nordeste do país. Uma hashtag sobre Su ter recebido a medalha de ouro acumulava mais de 170 milhões de visualizações na plataforma Weibo, semelhante ao Twitter, 30 minutos após sua vitória.
Esta foi a segunda vez que Su esteve na mira dos holofotes durante os Jogos. O snowboarder conquistou a prata na semana passada no evento masculino de slopestyle em meio a um alvoroço por causa de árbitros que não viram um erro do canadense Max Parrot, o que abriu caminho para ele levar o ouro. Os protestos de fãs chineses irritados aumentaram tanto que o treinador de Su rogou publicamente aos torcedores por calma.
Parrot, que Su afirma ser um de seus ídolos, conquistou o bronze no evento Big Air na terça-feira. Falando sobre o snowboarder chinês depois do evento, Parrot disse: “por minha causa, ele está se esforçando muito. Agora ele vai fazer com que eu me esforce muito”.
--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
- Patinadora olímpica russa pega em doping é liberada para competir
- Djokovic diz que está disposto a deixar torneios para evitar vacina
© 2022 Bloomberg L.P.