Biden promete à Ucrânia ação ‘rápida e decisiva’ em caso de invasão russa

Já o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia disse que não houve “mudança fundamental” na tensão na fronteira com a Rússia

Por

Bloomberg — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ao líder ucraniano Volodymyr Zelenskiy no domingo que o país e seus aliados agiriam “rápida e decisivamente” se a Rússia invadir a Ucrânia, em grande parte ecoando comentários que ele fez anteriormente ao russo Vladimir Putin.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia minimizou as tensões na fronteira com a Rússia, dizendo que não houve “mudança fundamental” nas perspectivas. O chanceler alemão Olaf Scholz deve se encontra com Putin na terça-feira (15).

A ligação Putin-Biden de uma hora de duração no sábado, que parecia ter feito pouco progresso geral, encerrou uma rodada febril de negociações entre líderes nacionais e diplomatas depois que os EUA disseram que a inteligência indica que a Rússia pode atacar a Ucrânia antes que os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim terminem no próximo fim de semana. Vários países pediram aos seus cidadãos que deixem a Ucrânia.

A Rússia negou repetidamente que planeja uma invasão, enquanto os EUA e seus aliados da Otan alertam que um acúmulo de quase 130 mil soldados russos perto da fronteira ucraniana pode ser uma preparação para fazê-lo, inclusive via Bielorrússia do norte.

Biden promete compromisso com a soberania da Ucrânia

Biden conversou com o ucraniano Volodymyr Zelenskiy por 51 minutos e reafirmou que os EUA estão comprometidos em manter a soberania da Ucrânia.

Ele disse que os EUA e seus aliados agiriam “rápida e decisivamente” no caso de agressão russa contra a Ucrânia, de acordo com uma leitura das negociações da Casa Branca.

Os líderes concordaram com a importância de continuar a buscar a diplomacia e a dissuasão para ajudar a resolver a situação.

Israel se oferece para sediar cúpula: Axios

O primeiro-ministro de Israel se ofereceu para sediar uma cúpula em Jerusalém entre Vladimir Putin e Volodymr Zelenskiy, de acordo com um tweet de um repórter da Axios.

Zelenskiy solicitou a reunião, mas Putin ainda não respondeu, de acordo com o tweet.

Assessor de Biden diz que a porta para a diplomacia permanece aberta

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que a porta para a diplomacia com a Rússia continua aberta. “Continuaremos testando a proposição de que podemos encontrar um caminho diplomático adiante”, disse Sullivan no domingo à CBS. “Paralelamente a isso, continuaremos a nos preparar com nossos aliados e parceiros para impor consequências rápidas e severas se a Rússia avançar.”

Sullivan reiterou a avaliação da Casa Branca de que a Rússia construiu forças suficientes para atacar a Ucrânia “essencialmente a qualquer momento”. O país nega que planeje invadir a Ucrânia.

Leia também

Quem é quem na campanha de Jair Bolsonaro

Profissão influencer: criar conteúdo nas redes é um negócio de verdade