Bloomberg — O uso de aplicativos de namoro aumentou em comparação com os níveis pré-pandemia, de acordo com dados da Sensor Tower. O uso global do Tinder, Bumble e Hinge cresceu 17% no mês passado em comparação com janeiro de 2019. Mas agora que as pessoas estão se encontrando pessoalmente de novo, o Filter Off quer levar o namoro online para o próximo nível: encontros rápidos por vídeo antes do encontro presencial.
Um “Speed Date” é um evento de encontros onde os solteiros podem conhecer e conversar com potenciais parceiros e parceiras rapidamente. O Filter Off nasceu em fevereiro de 2020 com o objetivo de trazer essa experiência para os aplicativos de namoro online.
O fundador e CEO do Filter Off, Zach Schleien era um usuário ativo de aplicativos de encontro. Ele estava acostumado com os aplicativos tradicionais como o Tinder e Bumble, mas disse que era “bastante frustrante”, já que ele passava horas deslizando o dedo para conseguir alguns matches. Mas muitas vezes esses matches nem mandavam mensagem. Se tivesse sorte, ele os conheceria pessoalmente.
“No momento em que os conheci pessoalmente, muitas vezes eles não se pareciam com as fotos, ou não tínhamos química”, disse. Então, ele começou a perguntar a seus acompanhantes se eles estavam abertos para bate-papo por vídeo antes de se encontrarem pessoalmente. “Os que eu conheci no chat de vídeo fizeram toda a diferença do mundo, vê-los cara a cara, ter uma ideia se eles eram atraentes, tinham química, e aí eu os conhecia quando tinha aquela sensação de conexão.”
Mesmo que o namoro por vídeo não fosse a norma, Schleien diz que a pandemia normalizou a experiência de namoro em vídeo. O Tinder também anunciou um recurso para encontros por vídeo durante a pandemia.
“Com a pandemia, as pessoas se sentiram muito solitárias, queriam se conectar com outras pessoas, então recorreram a aplicativos como o Filter Off para ter essa experiência de vídeo em primeiro lugar”.
À medida que os casos de coronavírus diminuíram, o CEO diz que mais usuários desses apps voltaram ao mercado e o aplicativo continuou a se tornar mais popular, especialmente em sua terra natal, os Estados Unidos. “Vimos que agora, em média, as pessoas estão confortáveis com o namoro online por vídeo e eles preferem encontros por vídeo, por que se encontrar em um bar se você nunca os conheceu quando você pode simplesmente pular para um encontro rápido de vídeo de 3 minutos, ver se você se conecta e depois se encontra pessoalmente”, acrescenta.
O aplicativo está disponível para toda a América Latina, mas vem crescendo a um ritmo maior na Colômbia, onde recentemente realizou seus primeiros eventos reais.
Os encontros rápidos por vídeo não são tão bem aceitos na América Latina quanto nos Estados Unidos, de acordo com Schleien. Mas ele acredita que leva tempo. “Quando seus amigos ou entes queridos encontram seu parceiro ou parceira no Filter Off, as pessoas são mais propensas a participar. Há uma mudança envolvida e isso requer tempo”, diz.
O Filter Off deve anunciar uma nova captação em breve e diz que está procurando realizar mais eventos no Brasil, onde já promoveu alguns eventos virtuais de encontros para solteiros no Rio e em São Paulo.
O Índice Global Speedtest, que classifica mensalmente a velocidade mediana de download de banda larga móvel, mostra que os países da América Latina ainda estão longe dos que têm melhor conectividade: Emirados Árabes Unidos, Noruega e Coreia do Sul. O Brasil está na 78ª posição com 23,22 Mbps.
“A América Latina agora está melhorando sua infraestrutura de internet. Obviamente, com vídeos, para uma experiência de velocidade, você precisa de uma infraestrutura de telecomunicações forte. Agora, o 4G e o 5G suportam melhor nosso aplicativo, é isso que é emocionante em nossa experiência. O aplicativo só ficará melhor à medida que a infraestrutura de telecomunicações melhora”, diz Schleien.
Atualmente, o aplicativo possui dois recursos principais. Eventos virtuais, onde os usuários podem participar de um encontro organizado pelo Filter Off. Nesses eventos, em cerca de uma hora, os usuários podem participar de 10 encontros por vídeo de 90 segundos. O outro recurso é chamado de matchmaker, que dá ao usuário quatro escolhas diárias com base em suas preferências. Se ambos gostarem um do outro, eles podem coordenar um horário para o bate-papo por vídeo. O app é gratuito, mas se o usuário quiser mais de quatro escolhas diárias, ele pode pagar por isso.
As comunidades também podem hospedar os eventos do Filter Off. Isso significa que é possível ter encontros rápidos por vídeo por meio de uma organização. Uma organização sem fins lucrativos pode criar eventos virtuais rápidos para seus membros e até vender ingressos pelo aplicativo, onde o Filter Off recebe uma porcentagem das vendas. “Nosso objetivo é ajudar as comunidades a gerar receita e aumentar seu público”, afirma o executivo.
“Não é um vencedor apenas que leva toda a indústria. A maioria das pessoas tem três aplicativos de namoro em seus telefones. O Tinder fez um ótimo trabalho normalizando o namoro online, mas há uma nova geração de encontros online onde as pessoas querem realmente se conectar”.