Bloomberg — A Califórnia se tornou o primeiro estado dos Estados Unidos a registrar mais de um milhão de carros plug-in, e quase um quarto deles chegou apenas em 2021, com as vendas de veículos elétricos finalmente acelerando após anos de um crescimento lento.
No caso da Califórnia, demorou 11 anos para o estado atingir a marca de 1 milhão.
Em 31 de dezembro, os motoristas da Califórnia registraram 663.014 carros puramente elétricos e 379.125 híbridos plug-in, que usam gasolina quando não funcionam com eletricidade. Desses, 183.933 carros elétricos a bateria e 63.141 híbridos plug-in foram comprados ou alugados em 2021, segundo dados da Comissão de Energia da Califórnia. Juntos, representam mais de 12% de todos os veículos leves vendidos no estado no ano passado.
As vendas de veículos elétricos em vários mercados importantes em todo o mundo estão agora mostrando rápido crescimento, à medida que o número de modelos disponíveis se expande e os consumidores se sentem confortáveis com a tecnologia. A BloombergNEF estima que o ponto de inflexão em que as vendas de veículos elétricos decolam pode ocorrer quando representarem pelo menos 10% das vendas de carros novos – China e Europa já ultrapassando essa marca.
Os primeiros modelos desta onda de plug-ins – o Nissan Leaf e o Chevrolet Volt – começaram a ser entregue na Califórnia no final de 2010 em resposta a uma regulamentação estadual que obrigava as montadoras a vender veículos de emissão zero no estado ou comprar créditos de empresas que fabricassem esse tipo de veículo. A Tesla (TSLA) começou a fabricar seu sedã elétrico Model S na área da Baía de São Francisco em 2012 e logo dominou as vendas de veículos elétricos da Califórnia, montando quase 75% de todos os carros elétricos a bateria vendidos no estado no ano passado. E a população ecologicamente consciente e obcecada por tecnologia do estado provou ser no país o mercado perfeito para veículos elétricos, que a princípio, foi recebido com indiferença ou até hostilidade em algumas partes do país. No final de setembro, a Califórnia tinha mais de oito vezes o número de carros elétricos e híbridos plug-in que o estado que ocupava o segundo lugar – a Flórida – segundo dados de um grupo comercial da indústria automobilística.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, assinou em 2020 uma ordem executiva para encerrar as vendas de veículos novos movidos a gasolina no estado até 2035. O governo estadual também oferece descontos a motoristas que comprarem modelos elétricos a bateria ou híbridos plug-in. E em uma terra conhecida pelo tráfego ruim, os motoristas de veículos elétricos da Califórnia possuem uma vantagem cobiçada – uma permissão para que dirijam sozinhos na faixa atribuída a veículos que estejam transportando passageiros.
--Este texto foi traduzido por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
- Finlandeses farão testes e isolamentos por conta própria
- Maior montadora de iPhone do mundo diz que escassez de peças está melhorando
- Ford despenca com escassez e alto custo de commodities
© 2022 Bloomberg L.P.