Bloomberg Línea — A Vale (VALE3) divulgou seu relatório de produção referente ao último trimestre de 2021 nesta quinta-feira (10) e decepcionou o mercado.
A mineradora registrou a produção de 82,47 milhões de toneladas de minério de ferro no quarto trimestre de 2021, um recuo de 7,8% em relação ao trimestre anterior e de 2,4% em relação ao mesmo período de 2020. O dado também ficou abaixo da estimativa Bloomberg, que esperava resultado de 85,6 milhões de toneladas.
No acumulado de 2021, a Vale produziu 315,61 milhões de toneladas de minério de ferro, um aumento de 5,1% em relação ao ano de 2020.
Segundo a companhia em comunicado ao mercado, o aumento anual foi resultado da maior produção das operações em Minas Gerais, que ficou 17% acima do ano anterior, o que compensou o desempenho mais fraco em S11D, o complexo de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. A Vale destacou também o cenário favorável aos preços de mercado.
Veja mais: Ação da Vale voltará à casa dos R$ 100? Banco Inter vê preço-alvo de R$ 109
A mineradora estabeleceu como guidance a faixa 320 milhões de toneladas a 335 milhões de toneladas de minério de ferro para este ano. Segundo a Vale, o impacto das paralisações da produção de minério de ferro por conta das chuvas em Minas Gerais foi de aproximadamente 2 milhões de toneladas, o que não alterou o guidance, uma vez que já havia sido considerado o impacto sazonal da estação chuvosa.
Já as vendas de minério de ferro no quarto trimestre registraram um aumento de 22,6% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 0,4% em relação ao quarto trimestre de 2020.
“Apesar da menor produção no trimestre, as vendas de finos de minério de ferro e pelotas aumentaram 23,2%, devido principalmente ao uso de estoques em trânsito formados no terceiro trimestre de 2021, levando a um recorde de vendas de finos de minério de ferro para um quarto trimestre”, disse a companhia no documento.
Leia também:
Vale reduz distância da Rio Tinto e ruma para retomar liderança em minério