Bill Gates publicará livro sobre como fazer da covid a última pandemia

Livro abordará lições aprendidas com a pandemia, ferramentas e inovações necessárias para salvar vidas e interromper os patógenos precocemente

Por

Bloomberg — Bill Gates, o filantropo bilionário cuja fundação se concentrou nos esforços para combater o coronavírus, planeja lançar em 3 de maio um livro sobre como garantir que a pandemia da covid-19 seja a última grande praga global.

“Sempre que vejo o sofrimento que a covid criou – toda vez que leio sobre o último número de mortos ou ouço falar de alguém que perdeu o emprego ou dirigiu por uma escola fechada – não posso deixar de pensar: não temos que passar por isso de novo”, escreveu ele em um post no blog anunciando a publicação.

O livro abordará as lições aprendidas com a pandemia, bem como ferramentas e inovações necessárias para salvar vidas e interromper os patógenos precocemente. Ele discutirá seus pontos de vista sobre vacinas e como foi se tornar alvo de teorias da conspiração.

Em janeiro de 2021, o cofundador da Microsoft (MSFT) delineou um plano ambicioso para interromper a próxima pandemia, pedindo um sistema de alerta global, testes em massa, um quadro de 3.000 “socorristas” prontos para entrar em ação e dezenas de bilhões de dólares de gastos anuais.

Veja mais: Bill Gates diz que a pandemia de Covid deve acabar no ano que vem

A Fundação Gates gastou mais de US$ 2 bilhões ajudando a financiar a resposta global ao surto de covid-19. Esse dinheiro foi para grupos como os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças para impulsionar os testes na África Subsaariana, bem como para a Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias para ajudar a financiar o desenvolvimento de vacinas de baixo custo.

O Seattle Flu Study – uma iniciativa financiada pelo escritório particular de Bill Gates, Gates Ventures – identificou o primeiro caso de covid-19 nos EUA que não veio do exterior. O próprio Gates foi criticado durante a pandemia quando minimizou o papel que a propriedade intelectual tinha em impedir que as pessoas tomassem tiros nos países em desenvolvimento. Ativistas antivacinas e teóricos da conspiração também têm como alvo o empresário, com alguns dizendo que ele semeou o vírus para seus próprios propósitos.

Veja mais: Bill e Melinda Gates se dividem nas promessas de doações pós-divórcio

A boa notícia é que o progresso nas vacinas e a experiência adquirida no combate às doenças respiratórias ajudarão a evitar uma crise futura, disse Gates.

Além disso, a covid mostrou ao mundo o custo do fracasso. “Se fizermos as escolhas e os investimentos certos, podemos fazer da covid-19 a última pandemia”, disse ele.

Veja mais em Bloomberg.com