Bloomberg — O presidente russo Vladimir Putin repetiu a afirmação de que são os EUA e a Otan é que estão alimentando as tensões de segurança sobre a Ucrânia, ao mesmo tempo em que sugere que novas negociações podem ajudar a desarmá-las.
“Sabemos que não será fácil”, disse o presidente russo na terça-feira (1), em seus primeiros comentários públicos detalhados desde dezembro – um mês depois de voltar a reunir tropas russas perto da Ucrânia.
Enquanto isso, autoridades dos EUA e da Europa reiteraram que estão abertas à diplomacia e à retomada de acordos de segurança envolvendo mísseis e movimentos de tropas no continente. Mas eles não concordarão em impedir a Ucrânia de ingressar na Otan, uma demanda importante da Rússia.
Autoridades ocidentais alertaram sobre sanções econômicas se Moscou invadir, o que o Kremlin nega pretender fazer.
Crise mantém traders de gás no limite
Os preços do gás na Europa subiram após três dias de queda, já que os comerciantes foram mantidos no escuro sobre quando os embarques russos para a Alemanha serão retomados por uma importante rota de trânsito, aumentando as preocupações com a oferta.
A Gazprom PJSC reservou capacidade de gasoduto para enviar gás para a Alemanha através da ligação Yamal-Europa na noite de terça, sinalizando um possível reinício dos fluxos que foram interrompidos desde 21 de dezembro.
Veja mais: O que a guerra na Ucrânia significa para a crise de energia da Europa?
O operador de rede alemão semeou confusão na manhã de quarta-feira, quando publicou dados mostrando pequenas remessas na estação de compressor de Mallnow, na fronteira com a Polônia, antes de excluir a entrada. Os embarques de gás da Rússia através da Ucrânia também estão diminuindo.
Bancos se preparam para sanções
O Raiffeisen Bank International da Áustria se tornou o primeiro grande credor europeu a dizer que está reservando dinheiro para lidar com as possíveis consequências da crise.
O banco fez provisões prospectivas para a Rússia, Ucrânia e Bielorrússia e aumentou o hedge cambial no segundo semestre do ano passado para limitar as consequências para seu principal índice de capital e está avaliando a probabilidade de sanções a clientes individuais.
“Nossos bancos na Rússia e na Ucrânia estão em boa forma”, disse o presidente-executivo Johann Strobl em comunicado. “Os negócios estão funcionando normalmente, apesar das tensões geopolíticas. No entanto, estamos monitorando os desenvolvimentos muito de perto.”
O governo em Varsóvia espera o envio de mais 2.500 soldados dos EUA, com uma decisão que deve ocorrer em dias, disse Pawel Soloch, chefe do Departamento de Segurança Nacional da Polônia, em entrevista à rádio.
O presidente Joe Biden disse na sexta-feira que enviaria tropas americanas para países da Otan na Europa Oriental e colocou 8.500 soldados em alerta elevado.
Mísseis da Otan
Os EUA disseram ao Kremlin que estão dispostos a discutir dar à Rússia uma maneira de verificar se não há mísseis de cruzeiro ofensivos em bases de defesa antimísseis da Otan na Romênia e na Polônia, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
A proposta procura acalmar as preocupações de Moscou de que os lançadores possam ser usados para atingir a Rússia e exigiria verificações recíprocas em algumas bases russas que abrigam armas lançadas do solo.
Embora não haja mísseis ofensivos na Polônia e na Romênia, Putin sugeriu repetidamente que os EUA e a Otan poderiam usar os sistemas de defesa de mísseis Aegis Ashore para disparar Tomahawks, porque ambos os tipos de armas usam o mesmos lançadores.
--Com a colaboração de Nicholas Comfort, Piotr Skolimowski e Elena Mazneva
Leia também
Unicórnios da AL passam a patrocinar esportes; será que dá lucro?
Por que o UBS vale quase três vezes mais que o Credit Suisse?