Estrangeiro quer mais Brasil

Também no Breakfast: Bateria de índices e balanços orientam mercados; Bitcoin tem pior começo de ano desde o ‘inverno cripto’ de 2018 e Como o Telegram virou uma peça-chave na campanha eleitoral

Por

Bom dia! Hoje é 1º de fevereiro e este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias do dia

A bolsa brasileira e o câmbio devem continuar sustentados pelo capital externo, atraído por preços relativos baixos e juros perto dos 10%, segundo Eduardo Miszputen, chefe de tesouraria do Citi no Brasil.

O Ibovespa e o real ficaram mais baratos em termos relativos depois que sofreram mais que seus pares externos no semestre passado. Portanto, agora são os mais visados quando os investidores globais estão realocando recursos, diz Miszputen, em entrevista.

• Conforme o executivo, o estrangeiro vem mostrando apetite maior que o investidor local porque tende a olhar os fundamentos e a valorização dos ativos relativamente a outros países. “Comparado com outras bolsas, o Ibovespa está em nível interessante.”

• O real registra valorização de mais de 5% e tem o segundo melhor desempenho entre as moedas emergentes este ano, recuperando parte da perda de 11% do segundo semestre de 2021, quando foi a terceira pior entre 24 divisas monitoradas pela Bloomberg.

Enquanto o momento de otimismo com a realocação de investimentos deve prosseguir, riscos externos e internos podem trazer volatilidade nos próximos meses, avisa.

Na trilha dos Mercados

Termina um janeiro volátil e nervoso, marcado por sucessivos ralis e um intenso processo de realocação de carteiras para fazer frente ao cenário de alta dos juros. E chega a primeira manhã fevereiro com valorizações nas bolsas europeias. Os futuros de índices dos Estados Unidos, que iam no caminho da alta, agora pendem para o lado negativo.

Ainda é cedo para inferir se a calma regressará aos mercados - o pano de fundo continua o mesmo. É certo que o giro no posicionamento do Federal Reserve (Fed), que agora defende abertamente uma política monetária mais restritiva para debelar a inflação, já foi bastante absorvido pelos investidores. Mas não totalmente.

🏦 O Fed está para iniciar o período de aumento de juros mais agressivo em décadas. Mas os maiores bancos de Wall Street estão divididos sobre quão rápido e até onde o banco central subirá as taxas de juros.

🌎 O rumo dos mercados hoje também será indicado por uma bateria de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de várias partes do globo. Estes números darão uma primeira indicação de como as distintas economias evoluíram desde o surgimento da variante ômicron.

📌 Outros dados macroeconômicos programados para hoje também medirão a temperatura das economias, como índices de desemprego, vendas no varejo e gastos de construção.

📊 Durante a semana, além de importantes balanços corporativos, há decisões de política monetária no radar: o Banco Central Europeu (BCE) e o Bank of England (BoE) arbitram sobre o futuro de suas taxas de juros.

🟢 As bolsas ontem: Dow (+1,17%), S&P 500 (+1,89%), Nasdaq (+3,41%), Stoxx 600 (+0,72%), Ibovespa (+0,21%)

Apesar da alta de ontem, os três principais índices dos EUA não conseguiram fechar o mês no azul. O S&P 500 e o Nasdaq encerraram janeiro com uma perda superior a 5%, a maior desde que a pandemia começou em março de 2020, enquanto o Dow Jones Industrials caiu mais de 3%. Os mercados foram sacudidos pela incerteza gerada pelo discurso de aperto monetário pelo Fed, que tenta controlar uma inflação que em 2021 superou seu nível mais alto desde 1982.

No radar

Esta é a agenda prevista para hoje:

• 🐅 Bolsas fechadas na China e em Hong Kong pelas festividades do Ano Novo Lunar.

EUA: Índice Redbook, PMI industrial ISM (jan), Ofertas de Emprego JOLTs (dez), Estoques de Petróleo Bruto API (semana), Gastos de construção

Europa: Zona do euro (Empréstimos bancários do BCE, Taxa de Desemprego, PMI Industrial/jan); Alemanha (Vendas no Varejo/dez, Taxa de Desemprego/jan), França (Índice de Preços ao Consumidor), Espanha e Itália (PMI industrial/jan), Reino Unido (Aprovações e Empréstimos Hipotecários/dez)

Japão: Base monetária

Bancos centrais: pronunciamento de Claudia Buch, vice-presidente do BC alemão

Brasil: Balança comercial (jan), IPP (dez), PMI industrial (jan)

Mais da América Latina: Chile (Índice de Atividade Econômica/dez), Colômbia (atas da reunião de política monetária), Peru (inflação/jan)

Balanços do dia:

• ExxonMobil, Paypal, UPS, Alphabet, AMD, Starbucks e General Motors

Destaques da Bloomberg Línea

Economistas de Wall Street se dividem sobre velocidade do Fed

Remuneração de CEO do Goldman salta para US$ 35 milhões em 2021

Bitcoin tem pior começo de ano desde o ‘inverno das cripto’ de 2018

Cruzeiro da Xuxa corre risco de ser remarcado após decisão da Anvisa

Também é importante

Anatel aprova venda da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo. O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou, nesta segunda-feira (31), a venda dos ativos de telefonia móvel do Grupo Oi (OIBR4) pelas operadoras TIM (TIMS3), Claro e Telefônica Brasil (VIVT3), dona da marca Vivo.

Lula deveria seguir plano de investimento de Biden, diz Mantega. O Brasil precisa de um grande plano de investimentos em infraestrutura semelhante ao patrocinado pelo governo Joe Biden para tirar a economia da recessão em meio a um cenário internacional cada vez mais adverso, de acordo o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, assessor econômico próximo ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Mantega descartou fazer parte do gabinete econômico de Lula em um eventual novo governo.

Cathie Wood impulsiona Robinhood após ações atingirem baixa recorde. Cathie Wood intensificou a compra de ações da Robinhood (HOOD) depois que o preço das ações da corretora on-line chegaram a uma baixa recorde após os lucros ficarem aquém das expectativas de Wall Street.

Aeroporto Santos Dumont vai a leilão em bloco isolado. Após queixas do governo do Rio de Janeiro sobre o modelo de concessão do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o Ministério da Infraestrutura decidiu, nesta segunda-feira (31), reorganizar a divisão dos 16 aeroportos participantes da 7ª rodada de concessões aeroportuárias previstas para o primeiro semestre deste ano. Com isso, o aeroporto carioca vai ser leiloado em um bloco isolado.

Opinião Bloomberg

Cuidado com os detentores do reconhecimento facial

Verificar sua identidade costumava ser muito simples. Você mostrava uma foto na sua carteira de motorista ou passaporte e esses eram dois objetos que andavam sempre no bolso ou ficavam em uma gaveta em casa. Hoje, você pode ser identificado por uma série de representações digitais de seu rosto, por meio de empresas como a Apple, a Microsoft e nomes menos conhecidos como a ID.me, que em breve digitalizará os rostos dos cidadãos dos Estados Unidos que desejam gerenciar seus impostos no site da Receita Federal dos EUA.

Olhando superficialmente, esses serviços são simples, mas o número de empresas que processam impressões faciais também está crescendo, levantando algumas questões difíceis sobre como queremos ser identificados – e até classificados – no futuro.

Pra não ficar de fora

Para a campanha da reeleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2022, o Telegram assumiu o papel que coube ao WhatsApp em 2018, quando a comunicação criptografada de ponta-a-ponta foi um dos trunfos para mobilizar a base de eleitores do então candidato e gerou acusações de ter sido um veículo de disseminação de informações falsas e de ter se beneficiado de disparos em massa financiados ilegalmente por empresários – veementemente negada pelo presidente.

Bolsonaro é hoje o líder global com maior número de seguidores no Telegram. Sua conta tem 1,038 milhão de assinantes. Num distante segundo lugar está Recep Tayyip Erdoğan, o líder turco, com (277 mil). Para efeito de comparação, o canal do ex-presidente Lula (PT), hoje líder nas pesquisas, tem 47 mil inscritos.

😶 O Telegram tem sede nos Emirados Árabes Unidos e nenhuma representação no Brasil. Este é o ponto de atrito com as autoridades eleitorais do país. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, tentou se comunicar com o CEO do Telegram, Pavel Durov, para discutir ações de combate a “teorias conspiratórias e informações falsas” sobre as eleições. Mas não obteve resposta.

Quer receber o Breakfast por e-mail? Registre-se gratuitamente no nosso site. E aqui você encontra as edições anteriores de nossa newsletter.

Edição: Michelly Teixeira | News Editor, Europe

Por hoje é só. Bom dia e obrigado por ler nossa newsletter!