Bom dia! Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias do dia
Quem acreditou que em 2022 as ações de países emergentes ofuscariam o brilho dos papéis de empresas americanas pode ter tropeçado no primeiro obstáculo. Tradicionalmente, a quarta semana de janeiro é quando o mercado pune os investidores que vislumbram que a tendência vista nos primeiros dias do ano vai continuar. E 2022 não parece uma exceção.
📉 As ações de países em desenvolvimento tiveram sua pior semana desde agosto, após exibirem nas três semanas anteriores os melhores resultados frente ao índice S&P 500 (SPX) desde 1990. Planos de aperto agressivo no Federal Reserve e tensões geopolíticas sobre a Ucrânia eclipsaram ganhos robustos e as avaliações baratas do segmento.
Dinheiro novo
💰 Os investidores despejaram US$ 8,2 bilhões em ações de mercados emergentes na semana até 26 de janeiro, segundo dados da EPFR Global citados pelo Bank of America Corp. (BAC).
⬆️ Com a divulgação dos índices dos gerentes de compras de Rússia, Índia e Brasil nesta semana, os investidores estão procurando evidências de uma recuperação econômica mais rápida nos emergentes.
Fed pode aguar planos
📈 Os ganhos ainda podem ser retomados com previsões de lucros perto de recordes e o desconto na avaliação das ações dos EUA em impressionantes 39%. Mas o período que antecede os aumentos das taxas do Fed será turbulento, e os mercados emergentes podem estar muito longe de encontrar um equilíbrio.
Na trilha dos Mercados
A semana se inicia no azul entre as bolsas europeias e a maioria dos futuros de índices nos Estados Unidos. Porém, a volatilidade ainda dita as regras do jogo.
📌 Além dos já conhecidos catalisadores de tensão nos mercados – conflitos geopolíticos e sinais de um Federal Reserve (Fed) ainda mais combativo na luta contra a inflação – esta semana há importantes dados macroeconômicos e reuniões de dois importantes bancos centrais: o Europeu e o da Inglaterra.
💸 Os operadores olham com lupa para os dados inflacionários programados para esta semana. Hoje sai o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da zona do euro. Esta manhã foi anunciado que inflação da Espanha se desacelerou menos do que o esperado em janeiro, enunciando o desafio para o Banco Central Europeu (BCE) controlar a alta dos preços.
🏦 O BCE tem se mantido firme no discurso de que as pressões inflacionárias tendem a se suavizar, diferentemente de seu par nos EUA, que já falou com todas as letras que será necessário subir os juros para frear o ritmo dos preços. A reação do BCE ainda é uma incógnita, mas sobre o Banco da Inglaterra (BoE) a maioria das apostas recai sobre um aumento de taxas.
👷🏻♀️ Além da inflação, saem dados sobre o PIB na Europa e emprego nos Estados Unidos, termômetros da atividade econômica e sinalizadores da política monetária dos bancos centrais.
📊 A temporada de resultados continuará a pleno vapor, com a apresentação de balanços de outras 111 empresas do S&P 500, entre elas Amazon (quinta-feira), Alphabet y Meta (quarta-feira). Das empresas que compõem o europeu Stoxx 600, serão 56 informes.
🟢 As bolsas na sexta: Dow (+1,65%), S&P 500 (+2,43%), Nasdaq (+3,13%), Stoxx 600 (-1,02%), Ibovespa (-0,62%)
Os mercados de ações dos EUA subiram no último dia de uma semana marcada por oscilações intensas após os fortes ganhos da Apple Inc. (APPL) atraírem investidores em busca de oportunidades. O movimento ofuscou os temores de que o Federal Reserve tenha que agir de forma agressiva para impedir a escalada da maior inflação desde a década de 1980.
No radar
Esta é a agenda prevista para hoje:
• Bolsa fechada na China pelas festividades do Ano Novo Lunar. Em Hong Kong, os mercados operam em meia sessão
• EUA: PMI de Chicago (janeiro), Índice de Atividade das Empresas Fed Dallas (janeiro), Despesas de Consumo Pessoal (PCE) - Fed Dallas (dezembro), Pesquisa Fed com bancos de empréstimos
• Europa: PIB zona do euro (4Tri21), PIB da Itália e de Portugal, IPC da Alemanha e da Espanha (janeiro) • Japão: Encomendas de Construção (dezembro), Taxa de Desemprego (dezembro), PMI Industrial (janeiro) • Bancos centrais: discurso Mary C. Daly, presidente do Federal Reserve de São Francisco
• Brasil: Boletim Focus (BR), Índice de evolução do emprego do Caged (dezembro), Balança Comercial, Dívida Líquida/PIB, Balanço Orçamentário (dezembro)• Mais da América Latina: PIB e Balanço Fiscal do México
Balanços:
• Durante a semana teremos os resultados de empresas como Alphabet (GOOG), Amazon (AMZN), Exxon Mobil (XOM), Ford Motor (F), Meta Platforms (FB), Qualcomm (QCOM), Sony (SONY), Spotify (SPOT), UBS Group (UBS).
Destaques da Bloomberg Línea
• Elliott e Vista devem fechar compra da Citrix
• Spotify anuncia medidas para evitar fake news sobre covid
• Império do ‘fast fashion’ segue firme e forte, mas está destruindo o planeta
• Viagens híbridas de lazer e negócios ajudam preencher assentos de aéreas
• Turismo brasileiro retoma nível pré-covid só em 2023
Também é importante
• O Fed pode elevar juro em 0,5 ponto em março, disse Raphael Bostic, presidente do Federal Reserve de Atlanta. Em uma entrevista ao Financial Times, o dirigente manteve sua previsão de que aumentos de três quartos de ponto a partir de março é o cenário mais provável.
• A aposta de Wall Street para China em 2022 já está dando errado. As bolsas do continente entraram em território de correção pela primeira vez desde a guerra comercial iniciada sob o ex-presidente Donald Trump. Em Hong Kong, o mercado teve a sua pior semana em cinco meses, com intensa movimentação dos investidores que fazem venda a descoberto.
• Para a Franklin Templeton, o Brasil ficou barato após avalanche de resgates de fundos de investimento. Os fundos de ações locais registraram resgate líquido de R$ 6,5 bilhões neste mês até 21 de janeiro.
• Goldman Sachs vê a Vale pagando dividendo alto em 2022 com retomada da economia da China. O banco americano afirma que dividendos podem chegar a 27% com alta da demanda por minério de ferro no país asiático.
Opinião Bloomberg
Lamentando a aposentadoria precoce? Tenho más notícias
Qualquer pessoa que esteja pensando em voltar à ativa depois da pandemia precisa ajustar suas expectativas. A maioria não será capaz de retornar a um emprego no mesmo nível do que deixaram - isso se conseguirem ser contratadas - e receberão menos. A recente onda de aposentadorias durante a pandemia foi composta em grande parte por trabalhadores sem diploma universitário e que recebiam baixos salários. Mas também trabalhadores com diploma podem ter escolhido por conta própria se aposentar antes do planejado. O preconceito de idade do empregador pode dificultar a recolocação.
Pra não ficar de fora
O astro do futebol americano, Tom Brady, marido da modelo brasileira Gisele Bündchen, decidiu se aposentar aos 44 anos, segundo a rede de televisão ESPN.
🏈 O jogador, que defendeu o New England Patriots e hoje está no Tampa Bay, deve deixar o esporte após uma carreira na qual venceu sete Super Bowls e estabeleceu vários recordes de passes.
👩👧👦 Em entrevistas recentes, Brady manifestou a intenção de passar mais tempo com a mulher e os três filhos do casal. Disse que discutiria com a família os próximos passos profissionais.