Putin enviou mais tropas para fronteira com a Ucrânia, diz Pentágono

Kremlin reuniu cerca de 100 mil soldados perto da Ucrânia e programou exercícios militares na Bielorrússia

Odessa mantém alerta com ameaça russa à Ucrânia
Por Tony Czuczka
30 de Janeiro, 2022 | 02:10 PM

Bloomberg — A Rússia ampliou ainda mais o número de tropas na fronteira ucraniana neste fim de semana, aumentando as opções do presidente Vladimir Putin caso ele decida sobre uma incursão militar, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby.

“Ele pode executar algumas dessas opções em breve”, disse Kirby no “Fox News Sunday”. “Iminente significa que pode acontecer realmente, honestamente, a qualquer momento. Depende do que Vladimir Putin queira fazer.”

PUBLICIDADE

Os EUA e seus aliados estão tentando aumentar a pressão militar e diplomática sobre a Rússia depois que o Kremlin reuniu cerca de 100 mil soldados perto da Ucrânia e programou exercícios militares no próximo mês na Bielorrússia, que também faz fronteira com a Ucrânia.

A Rússia nega que esteja planejando invadir a Ucrânia.

Putin “poderia fazer algo em pequena escala, poderia fazer algo em grande escala”, disse Kirby neste domingo. “E ele continua a levar tropas àquela fronteira com a Ucrânia. Estamos assistindo isso mesmo ao longo deste fim de semana.”

PUBLICIDADE

O presidente Joe Biden disse que enviará tropas dos EUA para a Europa Oriental, embora “não muitos” soldados estejam envolvidos “no curto prazo”. Ele não deu detalhes ao fazer comentários aos jornalistas na sexta-feira. O foco da diplomacia segue para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que os EUA pediram para discutir a ação da Rússia na Ucrânia na segunda-feira.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

© 2022 Bloomberg L.P.