Portugal: Primeiro-ministro Antonio Costa vence e terá 3º mandato

Os socialistas obtiveram entre 37% e 42% dos votos, à frente dos 30% a 35% do PSD de centro-direita, de acordo com pesquisa

Por

Bloomberg — O primeiro-ministro socialista Antonio Costa venceu as eleições parlamentares de Portugal neste domingo e poderá governar por um terceiro mandato, mostraram duas pesquisas de boca de urna.

Os socialistas obtiveram entre 37% e 42% dos votos, à frente dos 30% a 35% do PSD de centro-direita, de acordo com uma pesquisa da Universidade Católica para a emissora RTP. O partido de Costa pode ter entre 102 e 116 assentos no parlamento, mostrou a pesquisa. Os socialistas têm atualmente 108 de um total de 230 assentos, e uma maioria absoluta requer pelo menos 116.

Outra pesquisa de boca de urna do canal de televisão SIC também mostrou que Costa venceu.

O próximo governo enfrentará uma economia que tenta se recuperar após a pandemia, com a ajuda de fundos de recuperação da União Europeia que começaram a fluir no ano passado. O governo informou em abril que o plano de recuperação da pandemia da UE terá um impacto económico de 22 bilhões de euros (US$ 25 bilhões) em Portugal até 2025, e estimou que o produto interno bruto em 2025 será 3,5% superior ao que seria sem esse plano.

A economia de 200 bilhões de euros de Portugal está se recuperando depois de encolher 8,4% em 2020 – o maior desde pelo menos 1960 – após a pandemia prejudicar o turismo e outros negócios relevantes no país. Para Portugal, que tem o terceiro maior endividamento da zona do euro, atrás da Grécia e da Itália, o turismo representa cerca de 15% da economia e 9% do emprego.

Em janeiro de 2021, Portugal teve um dos piores surtos do mundo de covid, obrigando o governo a impor medidas rigorosas de confinamento. O país agora tem uma das maiores taxas de vacinação do mundo e, apesar de casos recordes nas últimas semanas, não houve um aumento na ocupação em unidades de terapia intensiva. O governo aliviou as restrições no início deste mês.

O Banco de Portugal prevê que o crescimento acelere para 5,8% em 2022, antes de desacelerar para 3,1% em 2023. A inflação está prevista para 1,8% em 2022, moderada quando comparada com outras economias europeias.

Costa, de 60 anos, que é primeiro-ministro desde 2015, disse estar aberto a negociar com outros partidos no Parlamento, exceto o grupo de extrema-direita Chega.

Os socialistas prometem disciplina orçamentária e dizem que oferecem estabilidade e melhora na renda familiar. Eles planejam aumentar o salário mínimo novamente e ampliar os investimentos em saúde.

--Com assistência de Zoe Schneeweiss e Giovanni Salzano.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também