Ano do Tigre: Bottega Veneta, Louis Vuitton e Fendi adaptam peças na China

Grifes criam joias, roupas, bolsas, relógios, entre outras peças, nas cores tangerina e laranja em homenagem ao animal da sorte em 2022

Pedrestres caminham pela Nanjing Road em Xangai no feriado do Ano Novo Lunar
Por Kristen Shirley
30 de Janeiro, 2022 | 02:48 PM

Bloomberg — Algumas pessoas comemoram o Ano Novo Lunar vestindo vermelho para simbolizar boa sorte, enquanto outras o usam como motivo para cultuar um dos animais espirituais do horóscopo chinês que mudam a cada 12 anos.

Este ano é o do tigre – e empresas de moda, fabricantes de porcelana italiana e marcas de relógios suíços criaram peças para serem consideradas. Algumas são sutis, acenando para as cores da pele de um tigre, enquanto outros fazem declarações imperdíveis com designs arrojados.

Bottega Veneta

A Bottega Veneta evitou peças tradicionais com tema vermelho e tigre em sua coleção do Ano Novo Lunar. Em vez disso, a casa de moda italiana selecionou uma coleção de peças em tangerina, uma cor que simboliza a sorte na cultura chinesa. A tonalidade laranja também pode ser um aceno para a coloração de um tigre. A cor tangerina aparece em sapatos, pequenos artigos de couro e em duas bolsas de pele de carneiro.

Louis Vuitton

A Louis Vuitton abraçou totalmente o ano do tigre com uma extensa coleção, a Precious Tiger, que apresenta um tigre empoleirado em cima de baús e bolsas Louis Vuitton. O design aparece em lenços, pratos, xícaras, chapéus e até mesmo em um quebra-cabeça de tigre. A peça mais divertida é uma caixa vermelha com ferragens douradas e o logotipo da Louis Vuitton, em cima de um tigre de madeira.

PUBLICIDADE

Fendi

A Fendi revelou uma coleção celebrando o Festival da Primavera de 2022 e o ano do tigre. A coleção feminina se concentra em peças com estampas de tigre laranja, que aparecem em muitas das bolsas icônicas da casa italiana, incluindo a Peekaboo e a Baguette. Há também peças bastante ousadas de prêt-à-porter totalmente estampadas com a colorida estampa de tigre e o logotipo da Fendi. Para comemorar, a casa lançou as novas peças com uma campanha com a dançarina Joni.

Ginori 1735

Este ano, a histórica empresa italiana de porcelana Ginori 1735 adiciona um tigre ao zoológico em sua coleção Totem. O tigre acena para uma das tendências de porcelana predominantes dos anos 1700: pintar animais simbólicos em xícaras. A marca mantém suas peças modernas com cores ousadas e combinações às vezes inusitadas. Nas novas peças Totem Tiger, o tigre é branco com listras pretas, enquanto o fundo apresenta uma paisagem tropical suave. A coleção inclui uma caneca de tigre com tampa, uma bandeja quadrada e uma caixa redonda.

Blancpain

Muitas marcas de relógios criam peças de edição limitada para o Ano Novo Lunar, frequentemente decorados com o animal de um determinado ano. A Blancpain, uma elegante fabricante de relógios suíços, adota uma abordagem mais discreta e tecnologicamente impressionante em seus relógios do Ano Novo Lunar. Este relógio apresenta uma complicação exclusiva que inclui os calendários gregoriano e chinês. Enquanto o calendário gregoriano está em torno do dia solar, o calendário chinês é baseado no ciclo lunar e na longitude do sol.

O mostrador exibe indicações de duas horas, os signos do zodíaco e a data e o mês do calendário chinês. Além disso, mostra o calendário gregoriano e as fases da lua. Tem um deslumbrante mostrador em branco Grand Feu; apesar da riqueza de informações exibidas, o mostrador é bastante legível. Na parte de trás, o rotor é gravado com um tigre.

Piaget

A Piaget é conhecida por sua experiência em métiers d’art, então não é surpresa que seu relógio para o Ano Novo Lunar tenha um impressionante mostrador esmaltado com um tigre bastante realista. O relojoeiro recorreu à mestre esmaltadora Anita Porchet, que usa esmalte cloisonné para recriar um tigre rugindo. Nesse processo, um fino fio de ouro dá forma primeiro ao contorno do desenho e os espaços vazios são preenchidos com esmalte colorido. O relógio é alimentado pelo motor 430P ultrafino da Piaget, que mede apenas 2,1 mm de espessura.

Loquet

Em vez de ter peças penduradas em uma pulseira de corrente, a Loquet atualiza a tradição colocando peças e pedras soltas dentro de uma caixa transparente, onde elas balançam conforme você se move. A marca britânica apresentou dois este ano. O primeiro é um tigre, feito em ouro amarelo com listras pretas, com pedras vermelhas e laranjas adicionadas ao pingente. O segundo é a palavra chinesa para “tigre” em safiras azuis. As safiras azuis simbolizam a água, que é o elemento de 2022.

Anita Ko

A designer de joias de Los Angeles, Anita Ko, tem uma coleção completa de colares pendentes chamados Lucky Talisman, que apresenta animais do zodíaco chinês. Cada pingente é feito de ouro e vem em ouro amarelo, branco ou rosa de 18 quilates, para que você possa escolher o que melhor se adapta ao seu estilo pessoal.

PUBLICIDADE

O tigre no pingente deste ano é gravado à mão e sua cauda parece estar em movimento, passando rapidamente pelo design. Um único diamante redondo é colocado na peça. Definitivamente é uma das maneiras mais sutis de abraçar o Ano do Tigre. Há também uma versão com diamantes na borda da moeda de ouro, caso você queira mais brilho.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também