Restrições de mercado elevam margens do diesel pelo mundo

O custo do diesel em relação ao petróleo é o maior em mais de dois anos em Singapura e nos EUA

Tanque de diésel
Por Jack Wittels
29 de Janeiro, 2022 | 02:08 PM

Bloomberg — Os preços do óleo diesel estão subindo no mundo inteiro, diante de estoques reduzidos e restrições de oferta

O custo do diesel em relação ao petróleo é o maior em mais de dois anos em Singapura e nos EUA. Na região noroeste da Europa, esse custo relativo é o maior em 21 meses. A produção das refinarias de petróleo vem sendo prejudicada por paralisações e pelas condições do mercado. Com estoques relativamente baixos globalmente, há pouco espaço para absorver choques de mercado.

PUBLICIDADE

“A oferta é limitada por restrições na operação de refinarias na Europa, onde os preços elevados do gás natural aumentaram consideravelmente os custos operacionais em algumas refinarias”, disse Jonathan Leitch, analista de mercado da Turner, Mason & Co. “Há também interrupções relativas a paralisações planejadas e não planejadas em todo o mundo.”

Entre as interrupções mais recentes estão atrasos nas entregas de gasóleo após um incêndio em Taiwan e obras previstas na maior refinaria da Europa, a holandesa Pernis.

A ampliação das margens geradas pelo querosene de aviação incentiva refinarias a migrar a produção e reduzir as atividades com diesel, limitando a oferta, acrescentou Leitch. Além disso, a China cortou a quota de exportação de combustível.

PUBLICIDADE

Não é apenas o prêmio do diesel sobre o petróleo bruto que vem aumentando. Na Europa, a curva a termo de combustível está se fortalecendo, com o contrato para entrega imediata ficando cada vez mais caro em relação ao contrato para o mês seguinte.

O mercado europeu de diesel também pode estar precificando um prêmio de risco associado à tensão entre a Rússia e a Ucrânia.

A Rússia exporta diariamente por navios cerca de 900.000 barris de diesel, de acordo com a JBC Energy. Boa parte desse volume chega à Europa, portanto qualquer interrupção pode levar a uma escassez de produto.

PUBLICIDADE

“Uma das possíveis sanções citadas foi a retirada do acesso da Rússia a serviços bancários em dólares”, disse Leitch. “Isso obviamente causaria problema no pagamento das importações de diesel russo pela Europa.”

Veja mais em bloomberg.com

Leia também