Itália reelege Mattarella presidente e Draghi segue primeiro-ministro

Mattarella escolheu Draghi para liderar o governo em meio ao caos político no início da pandemia de covid

Por

Bloomberg — Sergio Mattarella foi reeleito presidente da Itália, oferecendo alívio aos investidores ao nomear o ex-presidente do Banco Central Europeu Mario Draghi para permanecer como primeiro-ministro.

Depois de quase uma semana de votos fracassados para eleger um candidato alternativo, o Parlamento italiano recorreu a Mattarella como último recurso para acabar com o impasse político. Uma contagem oficial interina na votação deste sábado colocou o presidente de 80 anos no topo. A votação seguiu um acordo entre Draghi e os principais partidos da Itália para apoiar Mattarella.

O resultado pode aliviar os investidores, pois reduz as chances de eleições antecipadas e permitirá que Draghi avance com sua agenda de reformas até a próxima eleição, prevista para 2023.

Mattarella disse que estava ansioso para se aposentar, chegando a alugar um novo apartamento em Roma. No final, foi Draghi quem pediu a Mattarella que permanecesse no cargo no sábado, quebrando o impasse. Todos os partidos apoiaram o titular, exceto os Irmãos da Itália de extrema direita de Giorgia Meloni.

Mattarella escolheu Draghi para liderar o governo em meio ao caos político no início da pandemia de covid. Partidos de todo o espectro ideológico concordaram em suspender sua disputa política e apoiar Draghi.

Desde sua nomeação, em fevereiro passado, Draghi, de 74 anos, manteve os partidos da Itália juntos, embarcou em uma série de reformas econômicas e administrativas, liderou uma campanha agressiva de vacinação e garantiu 200 bilhões de euros (US$ 223 bilhões) em fundos de recuperação da covid da União Europeia.

Seu desafio agora é injetar energia nova em seu governo, que parecia perder força nas semanas anteriores à votação. Ainda assim, permanecer no cargo dará a Draghi mais poder de decisão sobre a política do que se ele tivesse mudado para a presidência.

O presidente italiano tem poderes limitados e o papel é mais cerimonial na maioria das vezes. No entanto, ninguém consegue ser primeiro-ministro sem a aprovação do presidente – eles nomeiam chefes de governo e seus ministros. O presidente também detém o poder de dissolver o Parlamento, o que significa que eles podem atuar como uma força de estabilidade em crises.

Durante seu mandato de sete anos, Mattarella nomeou quatro governos diferentes e se tornou um símbolo de continuidade e estabilidade. Ele se dirigiu à nação várias vezes durante os piores meses da pandemia, mostrando que não cortou o cabelo durante os meses de lockdowno, como a maioria dos italianos.

Nascido em Palermo em 1941, Mattarella serviu como ministro em vários governos. Ele também foi juiz do Tribunal Constitucional da Itália.

Veja mais em Bloomberg.com