Bloomberg — A fraqueza no mercado de criptomoedas está trazendo um pano de fundo preocupante para as previsões mais otimistas de desempenho do segmento, mas os adeptos do universo cripto permanecem implacáveis em suas projeções.
A plataforma de negociação Crypto.com estima que 1 bilhão de pessoas investirão em criptomoedas até o final deste ano. É um alvo alto. Não apenas é mais do que o triplo do valor do ano passado, com base nos dados da empresa, mas muitos suspeitam que o Bitcoin (BTC) e outros ativos digitais estão entrando em um inverno cripto.
Uma queda contínua nos ativos de risco este mês fez com que o Bitcoin perdesse cerca de 45% do valor atingido em novembro. É o suficiente para trazer de volta os temores de um mercado de correção prolongado como o de 2018. Mas os evangelistas cripto ainda não estão recuando dos pedidos de uso generalizado e aumento dos preços das criptomoedas.
Este ano “será o primeiro em que você não pode dizer que a criptomoeda não é mais mainstream”, disse Gritt Trakulhoon, analista de investimentos da Titan Global Capital Management USA Inc.
A maioria das pessoas que investem em ativos digitais está comprando os tokens para fins especulativos, na esperança de gerar um retorno. Mas, algumas das figuras de alto perfil apoiaram criptomoedas, incluindo uma onda recente de políticos e atletas aceitando contracheques em Bitcoin, aumentando o apelo em torno da adoção em massa dos criptoativos.
Investidores iniciantes
Os desafios permanecem para investidores iniciantes em criptomoedas. Pode haver episódios mais frequentes de volatilidade à frente, à medida que o mercado lida com a incerteza sobre os aumentos das taxas do Federal Reserve, de acordo com Anastasia Amoroso, estrategista-chefe de investimentos da iCapital. Além disso, continua sendo complicado para as pessoas entenderem como operar uma onda de aplicativos Web3.
“Sério, não posso dizer o quão difícil é explicar a alguém como configurar tudo”, disse Trakulhoon. “Muito capital está sendo investido no sistema para melhorar significativamente a experiência do usuário. Isso será necessário para que a adoção em massa ocorra.”
Apesar dos obstáculos, os entusiastas veem o uso das criptomoedas crescer este ano. Em 2021 - um momento de ruptura para ativos digitais - o número de investidores aumentou 178% para 295 milhões de pessoas, de acordo com Crypto.com.
O CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, disse que há uma chance real de atingir a marca de 1 bilhão.
“Existem alguns aplicativos que têm cerca de um bilhão de usuários, então, se um deles acabar integrando muitos de seus usuários às criptomoedas, isso por si só pode chegar bem perto”, disse ele em entrevista. “Já não estamos tão longe.”
--Com a ajuda de Vildana Hajric.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
- Seu sonho é viver viajando? Você pode literalmente morar em um cruzeiro
- Trabalhadores voltam aos escritórios, mas menos confiantes no chefe
- Art Basel adia feira de arte de Hong Kong
© 2022 Bloomberg L.P.