China pede explicação da AstraZeneca sobre adulteração em testes

A polícia, os reguladores de saúde e de mercado se juntaram à investigação e prenderam os suspeitos da infração

Por

Bloomberg — Autoridades chinesas convocaram executivos da AstraZeneca Plc (AZN) em sua investigação sobre uma suposta adulteração por funcionários da empresa de resultados de testes genéticos de pacientes com tumor para reivindicar de forma fraudulenta o reembolso de fundos nacionais de planos de saúde.

A polícia, os reguladores de saúde e de mercado na China se juntaram à investigação e prenderam os suspeitos da infração, disse a Administração Nacional de Segurança em Saúde, que supervisiona o seguro médico estatal do país, em comunicado em seu site no sábado, sem fornecer mais detalhes.

O regulador de saúde e o Departamento de Segurança Pública da China convocaram os executivos da AstraZeneca na China para esclarecimentos na investigação. Também pediram à empresa que auxiliasse nas investigações subsequentes e fechasse brechas na supervisão das atividades de marketing, de acordo com o comunicado.

A AstraZeneca disse em um comunicado datado de 28 de janeiro que alguns de seus funcionários na cidade de Shenzhen, no sul da China, eram suspeitos de estarem envolvidos na alteração dos resultados dos testes dos pacientes, no que chama de “reivindicações supostamente fraudulentas de reembolso”.

A AstraZeneca China tomou “‘ações disciplinares” contra os funcionários por violar a política da empresa e denunciou as ofensas às autoridades, de acordo com o comunicado.

Veja mais em bloomberg.com

--Com assistência de abril Ma.

Leia também