Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) reduziu a alta e o dólar zerou a baixa no Brasil após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmar que não descarta subir os juros em todas as reuniões de política monetária deste ano.
- O Ibovespa subia 1,7% às 17h e o dólar era negociado a R$ 4,46, com alta de 0,1%.
Nos EUA, o Nasdaq 100 (NDX), que subiu mais de 2% logo após o comunicado do Fed, desacelerou imediatamente os ganhos e passou a recuar.
- Perto das 15h (17h em Brasília), o índice de referência do setor de tecnologia, tinha baixa de 0,4%.
- Na bolsa de Nova York, o Dow Jones (INDU) recuava 0,7%. Já o S&P 500 (SPX) tinha baixa de 0,2%.
A reação inicial dos mercado tinha sido positiva após o Federal Reserve manter sua taxa básica de juros inalterada e sinalizar que ela deve começar a subir em breve.
O Federal Reserve, banco central americano, decidiu manter a taxa de juros americana inalterada, conforme comunicado divulgado nesta quarta-feira (26), mas apontando que “em breve” será apropriado iniciar o ciclo de altas.
- A taxa dos Fed Funds foi mantida no intervalo entre 0,0% e 0,25%, como esperado pelo mercado.
- “Com a inflação bem acima de 2% e um mercado de trabalho forte, o comitê espera que em breve seja apropriado aumentar o intervalo da meta a taxa Fed Funds”
Segundo o comunicado, o processo de redução do programa de compras “começará após o início do ciclo de alta da taxa”. Às 16h30, horário de Brasília, o presidente do Fed, Jerome Powell, comenta a decisão de política monetária do banco central americano.
(atualizado às 17h05 com cotações mais recentes)
-- Com informações da Bloomberg News
Leia também