Americanos já esperam aumento da inflação nos próximos seis meses

Índices relatados em pesquisa realizada na primeira quinzena de janeiro foram os maiores em décadas

8% das pessoas entrevistadas na pesquisa relataram que a inflação é o principal problema do país, colocando-a na frente da pandemia
Por Reade Pickert
26 de Janeiro, 2022 | 09:59 AM

Bloomberg — Quase 8 em cada 10 americanos esperam que a inflação aumente nos próximos seis meses, de acordo com uma pesquisa da Gallup divulgada nesta quarta-feira (26).

Metade dos adultos pesquisados entre 3 e 16 de janeiro previram que a inflação aumentaria “muito” durante o período. Quando perguntados sobre a economia dos Estados Unidos de forma mais ampla, dois terços dos entrevistados dizem que ela está piorando, não melhorando.

PUBLICIDADE
Quase 80% dos entrevistados projetam aumento da inflação nos próximos seis meses

A Gallup diz que os entrevistados sempre foram mais propensos a dizer que a inflação aumentará em vez de cair, mas o índice atual de 79% é o mais alto desde 2001. Ainda assim, apenas 8% dos entrevistados apontaram a inflação como o principal problema do país – muito atrás das preocupações com o governo e a pandemia de covid-19. É o índice mais alto desde 1985.

No início deste mês, dados do governo mostraram que os preços ao consumidor subiram 7% em dezembro em relação ao ano anterior – ritmo mais rápido em quase quatro décadas. Os rápidos aumentos corroeram os salários dos trabalhadores e aumentaram o custo dos itens essenciais do dia a dia.

Uma pesquisa relacionada da Gallup realizada de 3 a 13 de janeiro mostrou que 49% dos americanos disseram que o aumento dos preços causou dificuldades para suas famílias. Em novembro, percentual era de 45%.

PUBLICIDADE
Os aumentos da inflação afetaram majoritariamente as famílias com renda anual inferior a US$ 40 mil; 20% relataram ter passado por dificuldades extremas

Os americanos de baixa renda relataram sofrer mais com a inflação. Dois terços dos adultos americanos com renda familiar anual inferior a US$ 40 mil disseram ter passado por dificuldades financeiras relacionadas aos recentes aumentos de preços.

No entanto, os americanos continuam otimistas com o mercado de trabalho. Cerca de 72% dos entrevistados disseram que é um bom momento para encontrar um emprego de qualidade – índice pouco abaixo do recorde observado em outubro.

--Esta notícia foi traduzida por Bianca Carlos, localization specialist da Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também: Mercados em alta na Europa e nos EUA em dia de decisão do Fed