Bloomberg — O fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio, disse que há uma “chance razoável” de nenhum dos principais partidos políticos dos EUA aceitar os resultados das eleições de 2024.
“Há uma preocupação que se deve ter sobre a divisão e o que isso significa um para o outro”, disse Dalio na segunda-feira (24) durante uma entrevista para “The David Rubenstein Show: Peer-to-Peer Conversations”, programada para transmissão em 2 de fevereiro na Bloomberg TV.
Dalio, 72, comparou os riscos políticos nos EUA com o recente crescimento econômico na China. Ele elogiou o esforço do país asiático para a prosperidade comum no início deste mês, ao mesmo tempo em que instou nações, incluindo os EUA, a reduzir as diferenças de riqueza. Dalio tem um patrimônio líquido de US$ 15,7 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.
Os EUA estão em “relativo declínio”, enquanto “a China vem subindo”, disse ele na entrevista.
Dalio fundou a Bridgewater há quase quatro décadas e a transformou no maior fundo de hedge do mundo. Como muitos de seus pares, o fundo principal Pure Alpha II da empresa enfrentou dificuldades na última década, embora um forte desempenho em dezembro tenha ajudado o fundo a registrar seu melhor retorno anual desde 2018.
- Dalio tem uma “pequena porcentagem” de seu portfólio em criptomoedas, mas disse que muita atenção é dedicada a elas.
- O Federal Reserve está “atrás da curva” na política monetária, disse ele. “As taxas de juros crescentes significam que todos os outros ativos precisam se ajustar.”
Com taxas de juros reais negativas, não compensa manter dinheiro, disse Dalio, observando que o investidor médio deve esperar retornos anuais de cerca de 4%.
Leia também
Tech têm recuperação dramática após testar nível do início da pandemia
Conviver com a covid se mostra desafiador para a economia global
©2022 Bloomberg L.P.