Solana sofre instabilidade de rede após semana brutal para criptos

Problema experimentado pelos validadores que usam seu poder de computação para ajudar a verificar a rede foi causado por transações duplicadas excessivas

“A versão beta da rede principal Solana está passando por altos níveis de congestionamento de rede”
Por Joanna Ossinger
23 de Janeiro, 2022 | 02:33 PM

Bloomberg — Solana, uma das maiores redes de blockchain, foi atingida por instabilidade durante uma semana turbulenta para criptomoedas.

O problema experimentado pelos validadores que usam seu poder de computação para ajudar a verificar a rede foi causado por transações duplicadas excessivas, de acordo com um aviso no site da Solana ontem (22). Os engenheiros lançaram a versão 1.8.14, que “tentará mitigar os piores efeitos desta questão”, disse o aviso. O comunicado acrescentou que mais melhorias devem ser lançadas nas próximas oito a 12 semanas, e muitos desses recursos estão sendo “testados rigorosamente”.

PUBLICIDADE

“A versão beta da rede principal Solana está passando por altos níveis de congestionamento de rede”, disse o aviso. “As últimas 24 horas mostraram que esses sistemas precisam ser aprimorados para atender às demandas dos usuários e suportar as transações mais complexas agora comuns na rede.”

Um tweet em uma conta não verificada que foi retuitado pelo cofundador da Solana Labs, Anatoly Yakovenko, atribuiu os problemas da rede à “volatilidade atual do mercado”, sem dar mais detalhes. Não é a primeiro instabilidade da Solana: em setembro, por exemplo, sofreu uma interrupção de 17 horas provocada pelo que chamou de “esgotamento de recursos”.

Veja mais: Bitcoin amplia perdas e recua mais 50% do seu recorde em novembro

PUBLICIDADE

Os problemas de Solana ocorreram em meio a uma ampla retração em tokens de Bitcoin e Ether – e a própria Solana, que despencou mais de 30% nos últimos sete dias, de acordo com os preços da CoinGecko. O universo das criptomoedas perdeu cerca de US$ 1 trilhão em valor de mercado em relação às suas altas, e o Bitcoin está quase 50% abaixo do recorde de novembro.

A blockchain menor da Avalanche até agora resistiu bem ao estresse recente, de acordo com um tweet de Emin Gun Sirer, executivo-chefe da Ava Labs, desenvolvedora da Avalanche. “O desempenho da cadeia foi sólido o tempo todo”, disse ele.

Veja mais em Bloomberg.com