Bloomberg — A Alemanha precisa atrair cerca de 400.000 trabalhadores estrangeiros por ano para mitigar o impacto econômico do envelhecimento da sociedade, segundo o líder do Partido Democrático Liberal do do país.
“A escassez de trabalhadores qualificados agora é tão séria que está desacelerando drasticamente nossa economia”, disse Christian Duerr em entrevista ao WirtschaftsWoche. “Só podemos controlar o envelhecimento do mercado de trabalho com uma política de imigração moderna.”
O partido de Duerr faz parte da coalizão de três vias que assumiu o cargo no final do ano passado e está promovendo uma estratégia de imigração renovada como um de seus principais projetos. A população da Alemanha é uma das mais velhas do mundo e espera-se que quase um quarto tenha mais de 67 anos até o final desta década.
Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica de Colônia destacou a importância dos trabalhadores migrantes para a economia. Uma parcela significativa dos que já estão na Alemanha atua em áreas que enfrentam escassez de mão de obra, como motoristas de caminhão e enfermeiras, disseram os pesquisadores.
– Esta notícia foi traduzida por Marcelle Castro, Localization Specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também