Bloomberg Línea — A XP anunciou nesta sexta-feira (21) a criação de uma corretora de investimentos com os escritórios de agentes autônomos BRA Investimentos e BS Investimentos.
O BRA Investimentos e BS Investimentos têm, juntos, R$ 5 bilhões sob custódia e 90 mil clientes. A previsão é que a nova corretora entre em operação no próximo ano. A operação ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores aplicáveis, incluindo o Banco Central, e do cumprimento de condições precedentes.
Segundo o comunicado, a XP terá participação minoritária no novo negócio, mas não disse o tamanho da fatia da nova corretora, ainda sem nome.
Veja mais: Grupo XP e Banco Modal fecham acordo para combinação de negócios
Em nota, a XP cita que a previsão é que a nova corretora entre em operação no próximo ano. O negócio ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores, incluindo o Banco Central, e do cumprimento de determinadas condições precedentes, informou o grupo, sem detalhar.
A BRA Investimentos foi fundada em 2013, no Rio de Janeiro, e tem Illan Besen como um dos sócios fundadores. Já a BS Investimentos começou em 2009 como uma gestora, atuando como escritório de agente autônomo a partir de 2011 e conta com Rodrigo Imperatriz como sócio.
“É um projeto com grande potencial de crescimento e em linha com a nossa visão de posicionar a XP como a casa do empreendedor”, disse Guilherme Sant’Anna, sócio-diretor da XP, no comunicado.
A XP diz que a fusão foi negociada ao longo de 2021 entre duas casas, que possuem cerca de 100 assessores.
Leia também:
BBB 22: Por dentro da máquina de dinheiro da Globo
Ataque da Capitânia ao Pátria expõe ressaca dos fundos imobiliários