Bloomberg — O CEO da Space Exploration Technologies, Elon Musk, está oferecendo o envio de terminais de internet Starlink para Tonga depois que uma erupção vulcânica submarina e um tsunami subsequente cortaram os links de comunicação do país.
Musk estava respondendo no Twitter a uma reportagem da Reuters de que os serviços de rede completos não serão restaurados por pelo menos um mês depois que um cabo submarino foi desativado pelos desastres.
O CEO da SpaceX disse estar buscando “confirmação clara” de Tonga precisa dos terminais, porque enviá-los seria uma “coisa difícil” agora, pois não havia satélites suficientes com links a laser. Também já existem satélites servindo a região, acrescentou.
Musk respondeu a um usuário do Twitter que postou uma carta do membro do parlamento da Nova Zelândia, Shane Reti, solicitando ligações do Starlink para Tonga.
Após a erupção vulcânica e o tsunami no último sábado, as comunicações com o governo tonganês ainda foram profundamente afetadas na segunda-feira, disse a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne.
Leia também
XP anuncia criação de corretora com escritórios de agentes autônomos