Campos: BC tem munição para segurar dólar e candidatos seguem ao centro

O presidente do Banco Central disse ainda que está trabalhando para ancorar as expectativas de inflação

Por

Bloomberg Línea — O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta que a autoridade monetária tem munição suficiente para intervir no câmbio e que os principais candidatos à presidência da República estão se movendo para o centro. Campos Neto participou de evento on-line do banco Santander.

Na avaliação do presidente do BC, a disputa eleitoral não deve adicionar muita volatilidade ao câmbio. “Quando você liga volatilidade a eleições, isso não é muito claro para mim. Já há um cenário muito polarizado e, pelo que tenho visto, os candidatos têm tentado ir para o centro”, disse.

Campos Neto afirmou que o BC tem munição suficiente para intervir no câmbio, se isso for necessário. “Se virmos uma alta valotilidade, falta de liquidez e desconexão com os fundamentos, vamos atuar... Temos muita munição e atuaremos com o volume que for necessário”, disse.

O presidente do Banco Central disse ainda que está trabalhando para ancorar as expectativas de inflação. Ele acredita que a alta de preços e a normalização da política monetária é um “desafio” para todos os países, não apenas os emergentes.

Para Campos, o avanço da variante ômicron terá um menor impacto na atividade econômica do que as ondas anteriores da pandemia. “As pessoas estão vendo essa onda como um pouco mais fraca”, disse.

Leia também