Magnatas da Flórida entram em campo

Também no Breakfast: Renda variável se ajusta com perdas ao salto do “yield” de bônus; Brasil sanciona novo marco legal do câmbio e CEO da Pfizer vê retorno à vida normal ‘em breve’

Por

Bom dia! Hoje é 18 de janeiro de 2022 e este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias do dia

A propriedade de times de futebol europeu provavelmente pode ser discutida tanto em uma churrascaria de Miami Beach quanto nos restaurantes luxuosos de Londres, Milão ou Paris.

As políticas favoráveis ao comércio da Flórida atraíram financistas e empreendedores, incluindo interessados em investir no esporte favorito do mundo. Entre eles está John Textor, que acaba de concluir a compra de 80% do clube belga RWD Molenbeek por meio de seu veículo de investimento esportivo Eagle Football.

Existem cerca de 60 grupos multiclubes em todo o mundo, quase dois terços destes surgiram desde 2018, de acordo com o Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES). Os promotores da estratégia apontam para sinergias de custos e o potencial de fechar acordos de patrocínio mais lucrativos.

Já a ala crítica, que inclui o órgão de torcedores Supporters Direct Europe, contrapõe dizendo que o processo sufoca a competição e cria times de base sem perspectiva real de sucesso.

⚽ Em ano de Copa do Mundo, conheça os magnatas da Flórida que compraram times de futebol.

Na trilha dos Mercados

Com a reabertura das bolsas e do mercado de bônus nos Estados Unidos, que ontem fizeram uma pausa para feriado, tudo indica que esta será uma sessão de ajustes. Tanto as bolsas europeias como os futuros de índices em Nova York sinalizam perdas esta manhã, em reação ao salto dos prêmios dos títulos soberanos.O disparo do “yield” dos bônus reflete o cenário de alta das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed), que está disposto a usar todas as suas armas para impedir que a inflação se enraíze na economia norte-americana. O tranco nos preços do petróleo, que levou o Brent ao seu nível mais elevado desde 2014, reavivou as preocupações sobre a escalada inflacionária.

A safra de balanços deve contribuir positivamente. Os destaques do dia são Goldman Sachs, PNC Financial Services, Bank of New York Mellon e Interactive Brokers. Reino Unido publica seus dados sobre desemprego.

O mercado também estará atento ao ritmo da atividade industrial nos EUA, às expectativas dos investidores institucionais sobre a economia alemã e a novas investidas de política monetária. 

🟢 Hoje, o Bank of Japan (BoJ) elevou sua perspectiva para a inflação pela primeira vez desde 2014, de 0,9% para 1,1% este ano, mas manteve inalterados sua taxa de juros negativa, a meta para os prêmios de seus bônus e as compras de ativos que vem fazendo no mercado. A medida está alinhada ao que esperavam os operadores, já que a inflação no país asiático está sob controle.

🟢 As bolsas ontem: Stoxx 600 (+0,70%), FTSE 100 (+0,91%), Ibovespa (-0,52%). Feriado nos Estados Unidos.

Com os mercados fechados nos EUA e uma agenda morna na Europa, a principal notícia foi o corte da taxa de juros da China pela primeira vez desde abril de 2020. Contrariando o rumo que vêm tomando outros bancos centrais, o Banco Popular da China reduziu o custo para os empréstimos de um ano em 10 pontos-base, para 2,85%.

No radar

  • EUA: Índice Empire State de Atividade Industrial (janeiro)
  • Percepção Econômica ZEW - Alemanha (janeiro))
  • Decisão de política monetária do Banco do Japão
  • Balanços: Goldman Sachs, BNY Mellon

Quarta, 19

  • Europa: Transações correntes, produção do setor de construção (novembro)
  • EUA: pedidos de hipotecas, licenças de construção e construção de novas casas (dezembro)
  • Balanços: UnitedHealth Group, Bank of America, Procter & Gamble, ASML, Morgan Stanley, Charles Schwab, US Bancorp, United Airlines

Quinta, 20

  • EUA: pedidos iniciais de seguro-desemprego - Decisões de política monetária de países como Indonésia, Malásia, Noruega, Turquia e Ucrânia
  • Relatório sobre os estoques de petróleo bruto do EIA
  • Europa: Índice de Preços ao Consumidor (anual), atas de política monetária do BCE
  • Balanços: Netflix, Union Pacific, American Airlines Group

Sexta, 21

  • Reino Unido: Vendas no varejo (dezembro)
  • BCE: discurso da presidenta Christine Lagarde
  • Europa: Índice de Confiança do Consumidor (janeiro)
  • EUA: Índice de Indicadores Antecedentes (dezembro)

Destaques da Bloomberg Línea

Também é importante

  • BRF escolhe 11 bancos para oferta de ações de até R$ 7,9 bi, dizem fontes: Em dezembro passado, a empresa propôs um aumento de capital por meio da venda de até 325 milhões de novas ações. Se o negócio for concretizado, a BRF poderá arrecadar até R$ 7,9 bilhões considerando-se os preços atuais.
  • Alvo de disputa no Centrão, Banco do Nordeste muda presidente interino: Sai Anderson Possa para entrar José Gomes da Costa. A mudança ocorre em um momento em que aumentam os rumores de que o governo Bolsonaro pretende transformar o banco de fomento em uma subsidiária da Caixa Econômica Federal, assunto que a instituição sediada em Fortaleza (CE) diz ignorar.
  • CEO da Pfizer vê retorno à vida normal ‘em breve’: “Estamos bem posicionados para que a volta à normalidade aconteça por volta de março ou abril, graças a todas as ferramentas à nossa disposição - testes, vacinas muito eficazes e os primeiros tratamentos que podem ser feitos em casa”, disse Albert Bourla ao jornal francês Le Figaro.
  • Nelson Barbosa: Próximo governo terá de aumentar gasto público em 2023, ainda que temporariamente, para combater o aumento da pobreza e o desemprego, de acordo com o ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff e um dos assessores econômicos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas pesquisas para as eleições deste ano. Isso requer uma revisão do teto de gastos, disse em entrevista. Segundo Barbosa, o mercado financeiro já percebeu que a atual regra que limita o crescimento dos gastos públicos à inflação “é inexequível”.

Opinião Bloomberg

Trump não é responsável pelo comportamento agressivo do Irã

À medida que as negociações nucleares entre as potências mundiais e o Irã se aproximam de um desfecho, o governo Biden está aumentando a pressão sobre… Donald Trump!? Diante de um clamor republicano contra a retomada do acordo de 2015, a Casa Branca deseja reformular a discussão em Washington sobre as negociações em Viena, culpando o presidente anterior por ter retirado o acordo em atitude imprudente.

Pra não ficar de fora

Receber ligações indesejadas parece ser um denominador comum em muitos países da América Latina, segundo estudo global da Truecaller que destaca que no top 20 dos países mais afetados no mundo por esta prática, sete são da região.

No período de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2021, o Truecaller identificou 184,5 bilhões de chamadas globais desse tipo e 586 bilhões de mensagens.Dos 20 países pesquisados, o Brasil ocupa o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo, com uma média de 32,9 chamadas de spam mensais por usuário, seguido por Peru, Ucrânia, Índia e México.

☎️ A maioria das ligações de spam no Brasil (44,1%) vem de serviços financeiros, como bancos, cooperativas de crédito, empresas de cartão de crédito, operadoras de crédito, entre outros. A outra parte significativa são todos os tipos de chamadas de vendas (39%), enquanto o volume total de fraudes é de 16,9% de todas as chamadas marcadas como spam.

Quer receber o Breakfast por e-mail? Registre-se gratuitamente no nosso site. E aqui você encontra as edições anteriores de nossa newsletter.

Por hoje é só. Bom dia!