CEO da Pfizer vê retorno à vida normal ‘em breve’

“Isso deve acontecer nos próximos meses graças às ferramentas à nossa disposição: testes, vacinas e tratamentos”

Pandemia poderá em breve entrar em uma fase endêmica
Por Marthe Fourcade
17 de Janeiro, 2022 | 03:48 PM

Bloomberg — A vida pode voltar ao normal em breve após dois anos de transtornos e interrupções causados pela pandemia, disse o presidente-executivo da Pfizer, em entrevista ao Le Figaro.

“Em breve poderemos retomar uma vida normal”, disse Albert Bourla ao jornal francês. “Estamos bem posicionados para que isso aconteça por volta de março ou abril, graças a todas as ferramentas à nossa disposição: testes, vacinas muito eficazes e os primeiros tratamentos que podem ser feitos em casa.”

A Pfizer fabrica duas dessas três ferramentas. Além de fabricar a vacina mais vendida em colaboração com a BioNTech, da Alemanha, a farmacêutica dos Estados Unidos está introduzindo uma pílula antiviral chamada Paxlovid, que demonstrou reduzir drasticamente as hospitalizações e mortes por covid-19 em ensaios clínicos.

Bourla repetiu o que outros executivos e cientistas têm dito quanto à provável menor virulência da variante ômicron e sua crescente predominância, como sinais de que a pandemia poderá em breve entrar em uma fase endêmica, na qual os países aprenderão a conviver com o vírus, assim como fazem com a gripe.

PUBLICIDADE

O CEO da Pfizer alertou que isso não significa que o novo coronavírus desaparecerá. “Tivemos tantas surpresas desde o início da pandemia”, disse ele. “Provavelmente teremos que viver por anos com um vírus muito difícil de erradicar.”

– Esta notícia foi traduzida por Marcelle Castro, Localization Specialist da Bloomberg Línea.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também