A SpaceX de Elon Musk colocará três nanossatélites sul-africanos em órbita durante a sua próxima missão, batizada de Transporter 3. Eles são os primeiros totalmente produzidos no continente natal do bilionário, a serem enviados ao espaço.
A decolagem está marcada para esta quinta-feira (13) nos Estados Unidos e faz parte de uma viagem compartilhada em que empresas e governos reservam espaço a bordo de foguetes SpaceX para seus dispositivos. Mais de 100 equipamentos espaciais estão no programa.
Os satélites da África do Sul serão colocados na zona da órbita baixa da Terra, a uma altitude de 525 quilômetros, conforme comunicado do Departamento de Ciência e Inovação do governo sul-africano. Eles poderão ser usados para monitorar o litoral do país.
“Isso consolidará ainda mais a posição da África do Sul como líder africano no desenvolvimento de pequenos satélites e ajudará o país a garantir uma parte desse valioso nicho de mercado que cresce rapidamente na cadeia de valor global dos satélites”, disse o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Blade Nzimande.
Musk, com 50 anos e patrimônio líquido de US$ 282 bilhões, é atualmente a pessoa mais rica do mundo, segundo o Bloomberg Billionaires Index. Ele nasceu na capital sul-africana, Pretória, antes de se mudar, ainda jovem, para a América do Norte.
– Esta notícia foi traduzida por Marcelle Castro, Localization Specialist da Bloomberg Línea.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Sony produzirá mais PlayStation 4 para suprir falta do PlayStation 5