Fan tokens deram show de bola no Brasil em 2021

Ativos digitais dos clubes de futebol conquistaram torcedores, moveram milhões em dólares e devem se expandir na América Latina

Por

Por Gino Matos para Mercado Bitcoin

São Paulo — Os fan tokens – ativos digitais criados com foco nos torcedores de clubes de futebol – estão entre as tendências que marcaram com força o mercado de criptomoedas em 2021, especialmente no Brasil. As vendas iniciais de tokens apenas do Atlético Mineiro, Flamengo, Corinthians e São Paulo somaram o equivalente a US$ 8,1 milhões em arrecadação (R$ 43,63 milhões pela cotação à época).

Esses criptoativos são ferramentas usadas pelos clubes para estreitar a relação com sua base de torcedores ao darem acesso exclusivo a conteúdos como, por exemplo, itens colecionáveis digitais e também permitirem a participação na tomada de algumas decisões. Paco Roche, Chefe de Relações Públicas no Socios.com, com sede em Malta, responsável pela emissão dos fan tokens dos times acima, assim como também do francês Paris Saint Germain (PSG) e do espanhol Barcelona, comemora a adesão de torcedores.

O Brasil representa 16% da base de usuários da Socios.com, conta Roche, percentual que se deve às parcerias feitas com as seis maiores torcidas do futebol brasileiro, incluindo as ofertas iniciais de tokens do Palmeiras e do Internacional, com datas ainda não definidas. O ecossistema desses fan tokens, formado por NFTs e interações digitais, foi “absolutamente bem recebido” pelos clubes brasileiros, afirma Roche.

“Os clubes focaram na utilidade desses tokens desde o início, criando oportunidades para que seus torcedores se conectassem como nunca fizeram antes. A receptividade do público foi algo impressionante e o Brasil tem sido nosso melhor mercado, com o crescimento mais rápido em termos de usuários, desde junho de 2021″, diz.

Para 2022, na visão de Roche, ainda existem muitas possibilidades de interação que os clubes poderão explorar. “Nosso aplicativo, que os detentores de fan tokens usam para interagir com os clubes, não atingiu sequer 10% da sua capacidade, com ferramentas como previsão de jogos, recompensas para torcedores e outras funcionalidades a caminho. Estamos ainda na superfície do que podemos oferecer”, afirma.

Ele diz que a Socios.com continuará expandindo sua presença na América Latina, ressaltando a importância da região ao falar da abertura de escritórios nas cidades de São Paulo e Buenos Aires. “Seguiremos consolidados como líderes do mercado criado por nós, mas que algumas empresas tentam imitar com versões falhas dos nossos produtos.”

Clubes comemoram

Para o Atlético Mineiro, vencedor do Campeonato Brasileiro em 2021, a velocidade com que os fan tokens foram vendidos – em apenas oito minutos – não surpreendeu. “Sabemos que a torcida do Galo é historicamente fanática, apaixonada e envolvida não apenas com o clube, mas com os produtos por ele lançados”, diz Felipe Ribbe, head de Inovação do Atlético Mineiro. Ele conta que interessados espalhados por 120 países adquiriram o fan token $GALO.

No ano passado, segundo Ribbe, os detentores do ativo do clube mineiro puderam participar da escolha, por exemplo, da música que toca no Mineirão, o estádio do Atlético, no momento em que o time entra para o aquecimento. Também puderam opinar sobre o layout do time usado no ônibus das categorias de base, o estampado no vestiário do centro de treinamento e até mesmo sobre a braçadeira de capitão que, ao final dos jogos, era assinada por ele e sorteada entre os detentores do $GALO.

“Isso sem falar nas promoções exclusivas para donos de fan tokens, como sorteios de ingressos e produtos oficiais. Por isso, em 2021, fomos um dos clubes que mais ativaram fan tokens”. Neste ano, mais interações estarão disponíveis aos torcedores, conta Ribble, mas as novidades “ainda não podem ser reveladas”, diz.

São Paulo sem surpresa

Eduardo Toni, Diretor de Marketing do São Paulo Futebol Clube, fala que também não se surpreendeu com a venda dos 850 mil tokens $SPFC em pouco tempo. “Sabemos da força e do engajamento de nossa torcida e isso nos deixou muito empolgados para seguir com os planos que temos para este projeto”.

Sobre as propostas para os fan tokens em 2022, Toni diz que o objetivo é “tornar o torcedor apaixonado em participante ativo da vida do clube”. Também sem revelar detalhes, o diretor de Marketing do time paulista conta que o detentor de fan tokens pode esperar por novidades que envolvem “a interação entre clube e torcida de forma real, assim como virtual, em um futuro não muito distante”.