Compostos da cannabis podem prevenir infecções por Covid, mostra estudo

Pesquisadores testaram o efeito do cânhamo, planta pertencente à espécia Cannabis sativa, contra variantes alfa e beta do vírus

Cânhamo, planta pertencente à espécie Cannabis sativa, é uma fonte de fibras, alimentos e ração animal
Por Kanoko Matsuyama
12 de Janeiro, 2022 | 08:56 AM

Bloomberg — Compostos de cannabis impediram que o vírus que causa a Covid-19 penetrasse em células humanas saudáveis, de acordo com um estudo de laboratório publicado no Journal of Nature Products.

Os dois compostos comumente encontrados no cânhamo – chamados de ácido canabigerólico, ou CBGA, e ácido canabidiólico, ou CBDA – foram identificados durante um esforço de triagem química como tendo potencial para combater o coronavírus, disseram pesquisadores da Oregon State University.

PUBLICIDADE

No estudo, eles se ligaram a proteínas encontradas no vírus e bloquearam uma etapa que o patógeno usa para infectar as pessoas.

Os pesquisadores testaram o efeito dos compostos contra variantes alfa e beta do vírus em laboratório. O estudo não envolveu dar os suplementos às pessoas ou comparar as taxas de infecção entre aqueles que usam os compostos e aqueles que não usam.

O cânhamo, planta pertencente à espécie Cannabis sativa, é uma fonte de fibras, alimentos e ração animal, e os extratos são comumente adicionados a cosméticos, loções corporais, suplementos alimentares e alimentos.

PUBLICIDADE

“Esses compostos podem ser tomados por via oral e têm uma longa história de uso seguro em humanos”, disse Richard van Breemen, pesquisador do Centro Global de Inovação em Cânhamo do Estado de Oregon. “Eles têm o potencial de prevenir e tratar a infecção por SARS-CoV-2″, disse ele em comunicado.

Leia também

Embraer vende subsidiárias para empresa espanhola

Hacker adolescente diz ter encontrado falha de software e controlado 25 Teslas