Bloomberg — A presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, disse que há uma “oportunidade” para acrescentar um novo auxílio do governo, conforme avança a variante ômicron, nas discussões orçamentárias, tendo em vista a proximidade do prazo de fevereiro.
“Está clara a oportunidade que existe e o desafio que existe”, disse Pelosi em uma entrevista no programa “Face the Nation” da CBS, observando que a administração do presidente Joe Biden “não fez um pedido formal de mais financiamento”.
Recursos adicionais para ajudar a mitigar os efeitos da pandemia poderiam ser adicionados a um projeto de lei sobre o financiamento do governo depois que uma medida provisória sobre gastos terminar em 18 de fevereiro, disse ela.
Na semana passada, dois senadores sugeriram que um alívio adicional para restaurantes dos EUA e outras indústrias de serviços prejudicadas pelo aumento de infecções poderia ser adicionado às contas. Os senadores Ben Cardin, democrata de Maryland e chefe do Comitê de Pequenas Empresas, e Roger Wicker, republicano do Mississippi, disseram que estão trabalhando para conseguir apoio para o plano entre seus colegas. Pelosi não especificou o destino que qualquer financiamento extra poderia ser usado.
Pelosi disse à CBS que a “resiliência” do vírus significa que ele está se espalhando mais rápido do que nas fases anteriores da pandemia, ressaltando a necessidade de todos “serem vacinados, usar máscaras, ter distanciamento social. É para ser testado, testado, testado. "
O senador Roy Blunt, um republicano do Missouri, criticou o governo no plenário do Senado na semana passada, dizendo que o problema não era o financiamento, mas a falta de uma estratégia para controlar o vírus. A equipe de Biden se concentrou na vacinação em detrimento da capacidade adicional de teste, disse ele.
“Por um ano inteiro, o governo se concentrou quase exclusivamente em uma coisa, e os testes e tratamentos não receberam a atenção que deveriam ter”, disse Blunt. “Essa falha teve um custo altíssimo. Hoje, os americanos não conseguem encontrar testes de venda livre e o país carece de uma infraestrutura de teste abrangente e confiável. "
Pelosi disse ser improvável que o projeto de lei inclua uma extensão do crédito tributário infantil, que expirou em dezembro, já que o projeto exigiria 60 votos no Senado, ao contrário do plano que está sendo considerado como uma reconciliação de contas e que requer apenas uma maioria simples para ser aprovado.
Questionada se ela havia falado com o senador Joe Manchin, o democrata da Virgínia Ocidental cuja oposição impediu essa lei, Pelosi disse que eles conversaram “ao longo do tempo” e que ela acha que “há um acordo a ser alcançado” sobre o plano.
-- Com a ajuda de Erik Wasson.
Veja mais em Bloomberg.com
© 2022 Bloomberg L.P.