KFC vai vender ‘frango vegetal’ nos restaurantes

McDonald’s, Starbucks e Burger King fizeram parceria com Beyond Meat e Impossible Foods para oferecer alimentos à base de plantas

Bloomberg — A Beyond Meat Inc. teve ganho nas ações após a Yum! A Brands Inc. confirmar que os restaurantes KFC começarão a vender frango vegetal a partir de 10 de janeiro.

O Beyond Fried Chicken será oferecido por um tempo limitado nos restaurantes KFC nos EUA, disseram as empresas nesta quarta-feira em um comunicado. O produto estará disponível como refeição combinada ou à la carte em pedidos de seis ou 12 peças. Os preços começam em US$ 6,99, sem impostos, e podem variar de acordo com o local.

O lançamento marca uma nova etapa na parceria entre as duas marcas. Em 2020, a KFC testou nuggets de frango fake da Beyond Meat em cerca de 70 unidades em dois estados após o sucesso de um teste inicial.

Na época, as empresas haviam afirmado que procuravam oferecer um produto que tivesse a aparência e o sabor de carne de frango real. Em setembro, o chefe do KFC nos EUA, Kevin Hochman, disse à Bloomberg News que o objetivo era replicar um filé mignon ou pedaço de frango com fibras musculares inteiras.

A Beyond Meat e a KFC disseram nesta quarta-feira que o frango à base de plantas não é preparado de maneira vegana ou vegetariana. Os planos para o lançamento foram relatados pela primeira vez na tarde de terça-feira pela CNBC.

As ações da Beyond subiram até 7,2% nesta quarta-feira, mas depois recuaram, sendo negociadas com baixa de 1,5% às 13h55 (15h50 em Brasília) para US$ 60,74. As ações da Beyond Meat despencaram 68% desde sua alta no final de janeiro do ano passado

A rede Taco Bell da Yum também está trabalhando com a Beyond Meat para criar uma proteína vegetal. A Taco Bell desistiu de um teste planejado anteriormente de um carne fake assada do Beyond Meat, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto.

Alimentos a base de plantas

Alimentos à base de plantas estão ressoando com os consumidores em meio à crescente preocupação com o meio ambiente e o bem-estar dos animais. As maiores cadeias de restaurantes, incluindo McDonald’s Corp., Starbucks Corp. e Burger King de Restaurant Brands International Inc., fizeram parceria com Beyond Meat e Impossible Foods Inc. para oferecer alimentos à base de plantas nos últimos anos.

Para a Beyond Meat, sediada em El Segundo, Califórnia, aumentou a pressão para produzir novos produtos após um declínio constante no preço das ações da empresa. As projeções de ganhos e receitas da empresa em novembro decepcionaram Wall Street e fizeram com que as ações caíssem drasticamente. Ultimamente, tem sido negociado em seu nível mais baixo desde abril de 2020.

Após uma série de demissões de suas posições de liderança, a Beyond Meat anunciou recentemente a contratação de dois ex-executivos da Tyson Foods Inc. para supervisionar as operações e a cadeia de suprimentos, já que o fabricante de carnes vegetais aumenta a produção para apoiar a expansão em varejistas e restaurantes .

Veja mais em bloomberg.com