Google rivaliza com a Apple ao aprofundar vínculo entre dispositivos

Empresa anunciou vários novos recursos, como conexão a dispositivos e compartilhamento rápido de arquivos, que estarão disponíveis em 2022

Para competir com a Apple
Por Mark Gurman
05 de Janeiro, 2022 | 08:59 PM

Bloomberg — O Google, da Alphabet, usou a conferência anual de tecnologia CES para mostrar os próximos vínculos, agora mais profundos, entre seus dispositivos e prevê suporte para que mais veículos utilizem telefones Android.

As melhorias anunciadas na quarta-feira (5) incluíram acessórios de pareamento mais rápido com dispositivos que executam o software do Google para laptop Android e Chromebook, desbloqueio de dispositivos com software do Google por meio de smartwatches executando o Wear OS, do Google, e compartilhamento de conteúdo entre produtos.

Os novos recursos refletem o trabalho que a Apple fez com seu software e hardware, um esforço que levou os consumidores a comprar mais tipos de dispositivos Apple. A gigante da tecnologia com sede em Cupertino, Califórnia, há muito tempo elogia seu ecossistema como superior ao do Google por causa da forte integração, e agora o Google está tentando rivalizar com essa experiência.

A empresa anunciou vários novos recursos que estarão disponíveis em 2022.

PUBLICIDADE

Próximas semanas:

  • Parear fones de ouvido com dispositivos Google TV, Android TV e Chromebook, que é semelhante ao recurso de pareamento de AirPods da Apple para caixas Apple TV e Macs
  • Compartilhamento rápido de fotos e vídeos de telefones Android para o Chromebook, que é semelhante ao AirDrop e ao Photo Stream em dispositivos Apple.

Próximos meses:

  • A capacidade de desbloquear um Chromebook ou outro dispositivo Android usando um smartwatch com Wear OS. Isso é semelhante a um recurso que a Apple tem no Mac há vários anos e no iPhone desde o ano passado.
  • Fones de ouvido Bluetooth podem transferir sua fonte de áudio entre dispositivos Android e Chromebook, semelhante aos AirPods em produtos Apple. O Google também está adicionando um recurso de áudio espacial como a Apple tem nos AirPods para adaptar o som com base nos movimentos da cabeça.

Mais tarde em 2022:

  • Os telefones com tecnologia de banda ultralarga podem ser deixados no bolso do usuário para ligar um BMW. A capacidade de ligar um BMW tirando um novo Samsung Electronics ou smartphone Pixel do bolso foi lançada no mês passado. Haverá também um recurso para compartilhar remotamente a chave do carro. O Google também está trabalhando para oferecer suporte a mais telefones e veículos Android.
  • A capacidade de responder a mensagens em vários aplicativos Android em um Chromebook sem instalar os aplicativos de bate-papo.
  • A capacidade de configurar partes de um Chromebook, incluindo a obtenção de senhas e credenciais de Wi-Fi se houver um telefone Android por perto.

O Google está se juntando à Samsung, Amazon.com e vários fabricantes de chips para anunciar novos dispositivos menores ou atualizações de seus produtos na convenção CES em Las Vegas. Como a maioria das grandes empresas, o Google não compareceu pessoalmente devido à disseminação da variante ômicron e cancelou os planos de um estande para mostrar suas novas tecnologias.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também